Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Foz do Iguaçu

PF desmonta comércio de baterias ilegais

Celso Felizardo/Grupo Folha
22 set 2016 às 15:27
- Divulgação/PF
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Polícia Federal (PF) deflagrou nas primeiras horas da manhã de ontem (21), em Foz do Iguaçu, a Operação Lixo Tóxico para coibir crimes de corrupção ativa, poluição ambiental, contrabando e associação criminosa. Segundo as autoridades, empresas que comercializam peças automotivas na região Oeste importavam baterias usadas do Paraguai para revendê-las após processo de reciclagem, o que é proibido por lei.

Duas pessoas foram presas em flagrante, com armas em situação irregular. Na mesma operação, outras quatro pessoas também foram levadas para prestar depoimentos por meio de condução coercitiva. Durante a manhã de ontem, um efetivo de 20 policiais também cumpriu 20 mandados de busca e apreensão. Cerca de 10 mil baterias foram apreendidas. De acordo com a Polícia Federal, o recondicionamento das baterias é proibido por conta da toxidade das substâncias que compõem as carcaças desses equipamentos. O dano ambiental tem o agravo do armazenamento em lugar impróprio.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Uma perícia realizada em alguns pontos de armazenamento constatou vazamentos de ácido sulfúrico e de chumbo pelo solo. A preocupação da PF é que as duas substâncias são cancerígenas e podem contaminar lençóis freáticos e outras fontes de água que abastecem a população dos bairros vizinhos aos depósitos. Pelo menos dez empresas foram fechadas pela Polícia Federal. Nos escritórios foram encontrados adesivos com marcas das baterias e plástico para a embalagem. Após esta etapa, as baterias seriam vendidas como novas.

Leia mais:

Imagem de destaque
Decisão judicial

Carreteiro não tem direito à adicional de periculosidade por acompanhar abastecimento de veículo

Imagem de destaque
Paranavaí

Cabeça d'água deixa três mortos e uma desaparecida no Paraná

Imagem de destaque
1.888 vagas em Londrina

Recorde de ofertas: Paraná tem 20,2 mil vagas com carteira assinada

Imagem de destaque
Confira a previsão

Outono vai ser de veranicos, nevoeiros, geadas e diminuição das chuvas no Paraná


Se condenados, os indiciados devem responder também por corrupção ativa. Segundo a PF, alguns empresários tentaram, sem sucesso, subornar os servidores da Guarda Municipal, oferecendo dinheiro em troca da omissão no serviço. As penas máximas previstas variam de 3 a 12 anos de reclusão (prisão) para cada um dos crimes mencionados.

A Polícia Federal destacou que a parceria com a Guarda Municipal de Foz do Iguaçu tem obtido bons resultados em impedir a entrada de contrabando, drogas e outros produtos ilícitos, o que teria levado os empresários a tentar o suborno.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade