Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Entenda

PR: deputado quer autonomia para troca de servidores estaduais

Redação Bonde com assessoria de imprensa
11 dez 2013 às 14:27
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Paraná aprovou ontem (09/12) o projeto de lei do deputado estadual Tercilio Turini que estabelece autonomia para dirigentes de órgãos estaduais fazerem substituições imediatas de servidores nas áreas de saúde, educação e institutos de pesquisa.

O relator do projeto, deputado Nereu Moura, deu parecer favorável para prosseguimento nas demais comissões e votação em plenário. O projeto segue agora para análise de outras comissões.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Atualmente, as substituições só podem ser feitas com autorização do governo. Com a autonomia pretendida pelo projeto de Tercilio Turini, as direções de órgãos nas três áreas passam a ter poder para convocar aprovados em concursos e preencher vagas abertas por servidores que deixam o emprego ou se aposentam.

Leia mais:

Imagem de destaque
Gripe, Covid-19 e dengue

Cambé promove mais um Dia D de vacinação neste sábado

Imagem de destaque
Saiba como denunciar

PR reforça os canais para denúncias de violência contra crianças e adolescentes

Imagem de destaque
Nova resolução

Detran-PR suspende aplicação de multa automática por não realização de exame toxicológico

Imagem de destaque
Força-tarefa

Paraná vai mandar novos bombeiros com cães de busca e resgate para o RS


Turini argumenta que para o risco de descontinuidade nos serviços com a falta de servidores. "Saúde e educação são essenciais e não podem ser interrompidas. Hospitais públicos não podem reduzir atendimento porque estão sem funcionários", afirma.

Publicidade


Em relação às pesquisas, o risco é perder anos de estudos e o dinheiro investido quando não há manutenção adequada também por falta de gente para cuidar, alerta. Reportagem publicada domingo (08/12) pelo Jornal de Londrina mostra que no principal instituto de pesquisa agronômica do Paraná, o Iapar, a situação e preocupante. "Com quadro de pessoal defasado há anos, vários experimentos científicos do Iapar podem ser prejudicados", comenta.


Tercilio Turini ressalta que a convocação de novo servidor custa menos do que pagar horas-extras para suprir a falta de funcionário. E acrescenta que o projeto não cria mais vagas no serviço público, trata apenas da reposição de quem sai ou se aposenta.

"O projeto favorece a eficiência e até economia de dinheiro no serviço público. Um servidor em início de carreira tem salário menor do que outro com vários anos de serviço. Além disso, a diminui a despesa com horas extras", diz.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade