Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Cadeião

Presídio de Cascavel é inaugurado

Redação Bonde
17 ago 2007 às 10:01
Construída num terreno de 121 mil metros quadrados, a nova unidade prisional possui capacidade para abrigar 960 detentos - Roberto Corradini/SECS
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Foi inaugurado nesta quinta-feira o Centro de Detenção e Ressocialização (CDR) de Cascavel. Na cerimônia de abertura estavam presentes o governador Roberto Requião, o secretário da Justiça e da Cidadania, desembargador Jair Ramos Braga, e o coordenador do Departamento Penitenciário, coronel Honório Olavo Bortolini,

Construída num terreno de 121 mil metros quadrados, a nova unidade prisional tem 9.970 metros quadrados de área construída e capacidade para abrigar 960 detentos, desafogando o "cadeião" do 15º Distrito Policial, dotado de 140 vagas, mas que atualmente abriga 688 presos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Quando fiz o projeto para a construção das 11 penitenciárias, imaginava que resolveríamos o problema de superlotação nos presídios paranaenses por 20 anos. Mas, a cada penitenciária que inauguramos, vemos ela ser absolutamente lotada no dia seguinte. Este centro possui 960 vagas. Na verdade, temos aqui seis penitenciárias numa só, porque nosso modelo é de alas isoladas, que podem receber presos provisórios e definitivos", destacou o governador ao acrescentar que o Governo do Estado entrou com pedido no Ministério da Justiça para construção de mais seis unidades prisionais no Paraná.

Leia mais:

Imagem de destaque
Nesta semana

Técnicos do IAT de Pitanga resgatam filhote de coruja-buraqueira

Imagem de destaque
Na próxima semana

Fórum de turismo religioso que acontecerá em Lunardelli segue com inscrições abertas

Imagem de destaque
Aedes avança pelo PR

Saúde confirma oito mortes por dengue em Londrina e Rolândia; confira dados do boletim

Imagem de destaque
Três novas unidades

Arapongas e mais duas cidades ganham usinas solares da Copel


"As penitenciárias que fizemos até agora, com exceção da de Catanduvas, que é de segurança máxima, foram construídas com recursos do governo estadual. Em meio aos pedidos, está o da construção de uma penitenciária para presos de 18 a 24 anos de idade, mas também separados por grau de periculosidade, e de duas penitenciárias femininas", acrescentou Requião, que recebe nesta sexta-feira em Curitiba o ministro da Justiça, Tarso Genro, para pedir agilidade no processo de liberação de recursos federais para a construção dos novos presídios.


Para o governador, o problema de superlotação da cadeia pública de Cascavel e das 13 Comarcas da região passam a ser do juiz corregedor dos presídios, Paulo Damas. "É ele que mobiliza, aloca e desloca os presos. Se a Corregedoria agir com rapidez, dentro de uma semana ou no máximo 10 dias não teremos mais presos em delegacia de Cascavel e região. Nos tínhamos aqui 360 vagas, através da Penitenciária Industrial. Agora, temos outras 960, perfazendo um total de 1320 vagas no sistema penitenciário local. A nossa parte está cumprida", concluiu.

AEN


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade