Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Cambé

Promotoria de Justiça recomenda que prefeitura revogue atos de cessão e nomeação de servidores

Redação Bonde com MP-PR
22 jun 2017 às 18:40
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Ministério Público do Paraná expediu nesta quinta-feira (22), recomendação administrativa à Prefeitura Municipal de Cambé, no Norte-Central paranaense, para que revogue atos administrativos de cessão e nomeação de servidores públicos do poder Executivo para o Legislativo municipal. A orientação foi feita após apuração da 2ª Promotoria de Justiça do município identificar irregularidades em seis portarias publicadas pelo chefe do Poder Executivo local, sendo cinco de cessão e uma de nomeação de servidor.

Em relação às cessões, entre as irregularidades verificadas estão a falta de motivação para os atos, não tendo sido apontadas as causas para o deslocamento dos agentes públicos, e a inexistência de finalidade, uma vez que parte dos servidores cedidos deixaria de prestar serviços de interesse público para atender interesses individuais de parlamentares, violando, portanto, os princípios da legalidade, impessoalidade e moralidade administrativa. Além disso, não foi especificado o prazo de vigência das cessões, informação necessária por serem os servidores do quadro permanente da prefeitura e, portanto, essenciais ao funcionamento do órgão.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Quanto à portaria de nomeação para o cargo de controlador interno do Poder Legislativo, não foi observada exigência de Lei Municipal que determina que o ocupante seja do quadro efetivo da Casa Legislativa, uma vez que o nomeado ocupa cargo de natureza transitória e precária. Além disso, houve irregularidade formal, quando o ato deveria ser por meio de Decreto e não Portaria, entre outras ilegalidades.

Leia mais:

Imagem de destaque
Danos

IAT aplica R$ 40,2 milhões em multas por danos ambientais no 1º trimestre de 2024

Imagem de destaque
Assista ao vídeo

FAB intercepta aeronave com cocaína em Londrina; piloto é preso no interior de SP

Imagem de destaque
Entenda

Prefeitura de Cambé libera cruzamento da rua Presidente Nilo Peçanha com a PR-445

Imagem de destaque
Norte do PR

Após reforma, DER-PR libera ponte do Rio Vermelho, entre Porecatu e Alvorada do Sul

Foi concedido prazo de dez dias para o cumprimento da recomendação. Caso não atenda, o prefeito de Cambé poderá incorrer na prática de atos de improbidade administrativa que atentam contra os princípios da administração pública e poderão ser objeto de ação civil pública a ser ajuizada pelo Ministério Público.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade