Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Norte do Paraná

Revogada cautelar que impedia licitação para compra de kits escolares

Redação Bonde com TCE-PR
21 out 2016 às 17:59
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) revogou medida cautelar que determinava a suspensão de licitação por meio da qual a Prefeitura de Maringá busca realizar registro de preços para a aquisição de kits de material escolar. A revogação da cautelar foi homologada na sessão do Tribunal Pleno desta quinta-feira (20). O motivo foi a decisão tomada em caso semelhante – licitação para compra de kits escolares pelo Município de Pinhais –, no qual a representação foi julgada improcedente.

A licitação havia sido suspensa, no final de setembro, em razão de supostas irregularidades no edital do pregão – que serão comprovadas ou não no julgamento do mérito do processo –, como a exigência de atestado de capacidade técnica que comprovasse a execução de, no mínimo, 50% do quantitativo estimado no edital, vedada a soma de atestados. Além disso, produtos que não são classificados como materiais escolares teriam sido incluídos nos kits, restringindo a competitividade. Em outra suposta irregularidade, não teria sido estabelecida a cota de 25% do objeto para contratação de microempresas e empresas de pequeno porte (artigo 48 da Lei Complementar nº 123/2006).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O município alegou em sua defesa que o agrupamento de kits foi realizado por meio da definição de conjuntos, de acordo com necessidades estabelecidas no planejamento pedagógico, para evitar entraves operacionais e logísticos. Também argumentou que houve economia de escala, com ampla participação de vários concorrentes.

Leia mais:

Imagem de destaque
Luta pela preservação

Paraná reconhece dívida histórica com os povos indígenas

Imagem de destaque
Mudanças no cardápio

Lei que estimula peixe na merenda do Paraná deve beneficiar produtores independentes

Imagem de destaque
História de uma vida

Em 'Aquarius' paranaense, aposentada de Curitiba se nega a vender apartamento a incorporadora de Londrina

Imagem de destaque

Paranaense cria aplicativo de troca de reciclagem por pontos de vantagens


Segundo a Prefeitura de Maringá, a padronização dos kits torna inviável a aplicação do artigo 48 da Lei Complementar nº 123/2006; a exigência de atestado de capacidade técnica tem o objetivo de evitar risco de atraso ou falta de entrega; e o "Kit Escolar – Infantil 2", questionado na representação, contou com propostas de nove licitantes, sendo que o melhor lance foi ofertado por uma empresa de pequeno porte.

Publicidade


Além disso, a defesa lembrou que o Acórdão nº 2319/16 do Tribunal Pleno julgou improcedente a representação contra a licitação para compra de kits escolares pelo Município de Pinhais, que trata de caso semelhante.


Decisão

"O recorrente logrou êxito em afastar um dos elementos que sustentaram a concessão da medida cautelar de suspensão do processo de licitação, vez que já há decisão em caso semelhante no qual se entendeu pela improcedência da representação", afirmou o conselheiro corregedor-geral Durval Amaral, relator do processo. Ele ressaltou que manteve o recebimento dos pontos considerados irregulares para fins de análise do TCE-PR.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade