Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
28 líderes

Secretário reapresenta pedido de transferência de líderes de facções para presídios federais

Redação Bonde com AEN
17 jan 2017 às 19:54
- Divulgação/SESP-PR
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O secretário da Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná, Wagner Mesquita, apresentou um novo pedido de transferência de 28 líderes de facções criminosas detidos no Paraná para presídios federais.

O pleito foi reiterado nesta terça-feira (17), durante reunião comandada pelo ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, com secretários da Segurança e Administração Penitenciária de todo o País, sobre o Plano Nacional de Segurança Pública – uma resposta do governo federal para as rebeliões ocorridas nas penitenciárias de alguns estados.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O pedido do Paraná será analisado pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen), que poderá encaminhar para a Justiça Federal do estado que tiver vaga em uma unidade prisional federal. Em março de 2016, o Estado do Paraná já havia solicitado a transferência de líderes de uma facção criminosa que age dentro e fora dos presídios. Eles foram identificados durante a Operação Alexandria, que resultou em 767 mandados de prisão contra membros desta facção. O pedido, porém, ainda não foi apreciado.

Leia mais:

Imagem de destaque
Jorge Guaranho

Justiça nega pedido de prisão domiciliar de bolsonarista que matou petista no Paraná

Imagem de destaque
Por mais de 10 quilômetros

Departamento de Estradas de Rodagem abre edital para obra da duplicação da rodovia entre Arapongas e Sabáudia

Imagem de destaque
Danos

IAT aplica R$ 40,2 milhões em multas por danos ambientais no 1º trimestre de 2024

Imagem de destaque
Assista ao vídeo

FAB intercepta aeronave com cocaína em Londrina; piloto é preso no interior de SP


"Foi solicitado novamente um apoio do governo federal na remoção destes presos para presídios federais, de segurança máxima. É necessário fazer o isolamento urgente dos líderes destas facções criminosas que hoje estão no Departamento Penitenciário do Paraná", explicou o secretário Wagner Mesquita.

Publicidade


Inteligência


Um dos temas tratados na reunião, dentro do Plano Nacional de Segurança Pública, foi a instalação de bases conjuntas de inteligência dos Estados para auxiliar a comunicação da comunidade de inteligência de cada unidade da federação. Para Mesquita, a iniciativa é benéfica, por difundir a informação dos setores de inteligência, e o Paraná "tem uma vocação natural para esta atividade, já que o Estado, por questões geográficas, possui fronteiras com dois países, que acabam sendo porta de entrada de drogas e produtos contrabandeados".

Publicidade


"Já estamos iniciando as tratativas de cooperação entre o Paraná e o Mato Grosso do Sul, devido aos interesses e características comuns", complementou Mesquita.


Foram debatidos ainda o plano de aplicação dos recursos do Fundo Penitenciário, liberado pelo governo federal, para os estados. "O Paraná está em vias de receber R$ 58 milhões do Fundo Penitenciário. Parte dessa verba está destinada para a construção de unidade penal que terá 600 vagas de regime fechado. O restante será destinado à aquisição de equipamentos para os agentes penitenciários, trazendo melhor qualidade de trabalho, segurança e melhorias do ambiente prisional", adiantou o secretário.

Publicidade


O Plano Nacional de Segurança Pública será apresentado nesta quarta-feira (18) pelo presidente da República aos governadores de Estado.


Forças Armadas


Após a reunião do ministro da Justiça com os secretários estaduais, o presidente da República, Michel Temer, autorizou que militares das Forças Armadas atuem dentro dos presídios em todo o Brasil fazendo vistorias, além de revistas de presos, à procura de objetos ilícitos como: armas, facas e celulares.

"Vamos estudar esta possibilidade junto ao Departamento Penitenciário do Paraná", disse Mesquita, sobre a presença de militares das Forças Armadas dentro dos presídios do Paraná.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade