Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Após denúncia do MP

Servidor público de Arapongas é afastado por cobrar propina para liberar Habite-se

Redação Bonde com MP-PR
22 nov 2016 às 10:40
- Divulgação/Prefeitura de Arapongas
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Um servidor público da prefeitura de Arapongas (Região Metropolitana de Londrina) foi afastado de suas funções sob suspeita de cobrar propina para a concessão da licença sanitária (Habite-se) de imóveis. A decisão cautelar foi proferida pela 1ª Vara Criminal da comarca, em resposta a ação penal ajuizada pela 1ª Promotoria de Justiça do município.

Conforme apurou a promotoria após receber denúncias, o servidor, lotado no Departamento de Vigilância Sanitária, teria cobrado e recebido de duas pessoas, oito vezes, pelo menos R$ 300,00 para agilizar a liberação sanitária de imóveis. O acordo para o recolhimento da vantagem ilícita era feito por meio de ligações telefônicas ou aplicativos de mensagens instantâneas via celular.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


O servidor afastado, além de responder à ação penal por oito crimes de corrupção passiva, foi acionado em ação civil pública de improbidade administrativa pelos mesmos fatos. Se condenado, perderá os valores acrescidos ilicitamente a seu patrimônio, podendo ainda perder a função pública, pagar multa civil, ter seus direitos políticos suspensos por período de oito a dez anos e ser proibido de contratar com a administração pública por até dez anos.

Leia mais:

Imagem de destaque

Rompimento de adutora afeta abastecimento em bairros de Apucarana

Imagem de destaque
Entenda

Saúde não vai ampliar faixa etária de vacinação contra a dengue no PR

Imagem de destaque
Ataque de fúria

Durante espera por atendimento, mulher destrói computadores de unidade de saúde de Rolândia

Imagem de destaque
Nesta semana

Técnicos do IAT de Pitanga resgatam filhote de coruja-buraqueira

A Justiça concedeu o perdão judicial (previsto no artigo 13 da Lei 9.807/99) aos denunciantes, que pagaram os valores ilícitos, mas, espontaneamente, contribuíram para desvendar o esquema criminoso operado pelo servidor. Como as ações tramitam em segredo de Justiça, os nomes dos envolvidos não foram divulgados.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade