Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Cansou de esperar

Sindicato cobra na Justiça nomeação de delegados no PR

Rafael Machado - Redação Bonde
22 jun 2017 às 07:42
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Associação dos Delegados de Polícia Civil do Paraná (Adepol) encaminhou petição à Vara de Fazenda Pública de Curitiba pedindo a nomeação, por parte do governo estadual, de 49 candidatos já habilitados no último concurso público, realizado em 2013. O sindicato também quer a abertura de concurso público para contratação de 693 escrivães e 1.593 investigadores.

Segundo dados da Adepol, atualmente o Paraná possui 780 cargos existentes de delegados, mas pouco mais da metade (404) estão ocupados e 376 vagas ainda não foram preenchidas. Após o concurso, válido até abril de 2018, 122 candidatos foram nomeados "apenas para repor as baixas de exoneração (12), aposentadoria (45) e falecimento (7)", afirmou o sindicato.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


De acordo com a Adepol, o déficit no efetivo da Polícia Civil no Paraná causa uma "anomalia" e "impacto direto no serviço de investigação, que praticamente inexiste nos pequenos municípios do interior do Estado, uma vez que o delegado se vê obrigado a exercer diversas funções alheias à sua atribuição".

Leia mais:

Imagem de destaque
Nesta semana

Técnicos do IAT de Pitanga resgatam filhote de coruja-buraqueira

Imagem de destaque
Na próxima semana

Fórum de turismo religioso que acontecerá em Lunardelli segue com inscrições abertas

Imagem de destaque
Aedes avança pelo PR

Saúde confirma oito mortes por dengue em Londrina e Rolândia; confira dados do boletim

Imagem de destaque
Três novas unidades

Arapongas e mais duas cidades ganham usinas solares da Copel


Londrina não é exceção neste balanço. Em março, um documento assinado pelo vice-presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do Paraná (Sidepol-PR), Ricardo Casanova, mostrou que a cidade tem apenas 14 delegados, 26 escrivães e 104 investigadores. Segundo o Sidepol, o ideal seria pelo menos o dobro para cada categoria.


Polícia Civil divulga nota a respeito do caso:
As informações do Grupo Auxiliar de Recursos Humanos da Polícia Civil mostram que houve aumento de todo o efetivo policial civil de Londrina, entre 2007 e 2017, de 67%. Ressalta-se que, neste período, foi criada a Subdivisão Policial de Arapongas (que era uma demanda antiga), incluindo delegacias que até então eram subordinadas à 10ª Subdivisão Policial de Londrina.

Já em todo o Paraná, o efetivo policial civil cresceu 18%, entre janeiro de 2011 e janeiro de 2017, novamente de acordo com informações oficiais do Departamento de Polícia Civil. A contratação de novos profissionais para a Polícia Civil está sendo verificada pela Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária, em conjunto com outras secretarias envolvidas, como Fazenda e Administração.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade