Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Problema antigo

Superlotada, cadeia pública de Arapongas passa por vistoria do CDH

Rafael Machado - Redação Bonde
11 nov 2016 às 09:36
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Construída na década de 70, a cadeia pública de Arapongas (40 km de Londrina) mais uma vez foi vistoriada pela Comissão de Direitos Humanos (CDH). Nesta quinta-feira (10), o coordenador estadual do órgão, Carlos Henrique Santana, permaneceu por 35 minutos no interior da carceragem e ouviu as principais reclamações dos 172 presos que convivem em um espaço destinado para apenas 40. "Essa era a capacidade estabelecida há 40 anos. Depois desse tempo todo, nada mudou", apontou o representante.

Santana elencou que a falta de higiene, ausência de circulação do ar e a completa escuridão foram as principais reivindicações dos detentos. Muitos deles já foram condenados e sequer foram transferidos pela não existência de vagas no sistema penitenciário. O coordenador do CDH frisou que esta não é a primeira vez que um relatório é elaborado sobre as péssimas condições de uso da cadeia de Arapongas. "Não sei quem mais acionar", comentou.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Além dos presos, funcionários do Departamento Penitenciário do Paraná (Depen) também estão sendo prejudicados por causa da superlotação. "São apenas dois servidores para controlar a impaciência de 170 homens. Como fazer em uma situação dessa?", ressaltou Santana. No final de outubro, um detento morreu de meningite bacteriana. Marco Antônio Kimura, 44 anos, chegou a ser levado para um hospital da cidade, mas morreu por conta da falência múltipla de órgãos.

Leia mais:

Imagem de destaque

Rompimento de adutora afeta abastecimento em bairros de Apucarana

Imagem de destaque
Entenda

Saúde não vai ampliar faixa etária de vacinação contra a dengue no PR

Imagem de destaque
Nesta semana

Técnicos do IAT de Pitanga resgatam filhote de coruja-buraqueira

Imagem de destaque
Na próxima semana

Fórum de turismo religioso que acontecerá em Lunardelli segue com inscrições abertas

Além de Arapongas, membros do CDH devem verificar a carceragem de Colorado, no Noroeste do Paraná, nos próximos dias. A reportagem tenta contato com a assessoria de imprensa do Depen para comentar o assunto.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade