Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Mais veloz

Tecpar instala sistema que dá mais eficiência à análise de alimentos

Redação Bonde com AEN
20 jan 2017 às 11:31
- Divulgação/AEN
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Um sistema automatizado que permite a contagem dos microrganismos normalmente monitorados em produtos alimentares para consumo humano e para animais domésticos, instalado no Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), traz mais eficiência à análise de amostras enviadas ao laboratório. Com o novo equipamento, o Tecpar pode chegar ao resultado da análise em até um quarto do tempo que seria necessário se utilizado o sistema clássico.

Hoje, os clientes do instituto no segmento de produtos alimentares buscam a instituição para atestar a segurança alimentar dos seus produtos. Os testes detectam a presença de microrganismos e a sua quantidade em um prazo de 24 a 76 horas, dependendo da sua especificidade. Antes da instalação deste novo sistema de contagem dos microrganismos, o teste mais rápido levava em torno de 100 horas para ficar pronto.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Mais ensaios

Leia mais:

Imagem de destaque
Aprovados

UENP divulga segunda chamada do Vestibular 2024

Imagem de destaque
Inscreva-se

Unicentro abre processo seletivo para contratar 69 professores colaboradores

Imagem de destaque
Economize

Problema em estação elevatória deixa dezenas de bairros de Rolândia sem água

Imagem de destaque
Nesta quinta-feira

Governo do Paraná decreta situação de emergência em saúde pública para a dengue


O novo sistema interpreta estatisticamente a leitura óptica do crescimento microbiano e aponta o número de microrganismos presentes no alimento, segundo explica a técnica do laboratório do Centro de Tecnologia em Saúde e Meio Ambiente, Carmen Higaskino. "Entre as vantagens do novo sistema estão a realização de maior número de ensaios em menor tempo, a rastreabilidade garantida pelo registro automatizado dos dados e a padronização nas etapas de preparação e interpretação dos resultados", pontua Carmen.

Publicidade


De acordo com a gerente do centro, Daniele Adão, a modernização dos laboratórios é essencial para um instituto como o Tecpar, que atua em Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PD&I). "No que diz respeito à prestação de serviços, que envolve tanto os ensaios tecnológicos quanto as soluções tecnológicas ofertados aos clientes, essa modernização permite a realização de um maior número de serviços em menor tempo, mas com a mesma qualidade e confiabilidade já oferecida pelo Tecpar", salienta.


Reconhecimento


O Centro de Tecnologia em Saúde e Meio Ambiente faz ensaios químicos e biológicos nos segmentos de saúde e beleza, alimentos e bebidas, meio ambiente e recursos hídricos.

Os laboratórios do Centro têm sua competência técnica reconhecida por instituições como a Coordenação Geral de Acreditação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), o Ministério da Agricultura, Abastecimento e Pecuária e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) do Ministério da Saúde.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade