Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Norte do Paraná

Tenente-coronel da PM desviava dinheiro doado por empresários, denuncia MP

Redação Bonde com MP-PR
01 out 2016 às 09:13
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Juízo da Vara Cível de Jandaia do Sul (Norte) determinou o afastamento cautelar de um tenente-coronel da Polícia Militar por ato de improbidade administrativa. A liminar atende ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público do Paraná, por meio do Grupo Especializado na Proteção ao Patrimônio Público e no Combate à Improbidade Administrativa (Gepatria) da Região de Maringá. Além do oficial, um cabo da PM da reserva também é requerido na ação. A identidade do policial não foi divulgada.

Na ação, o MP-PR atribui aos dois a prática de atos de improbidade administrativa que importaram em enriquecimento ilícito e violação aos princípios administrativos. Sustenta que o policial militar, por ordem do tenente-coronel, que à época dos fatos comandava o 10º Batalhão de Apucarana, arrecadava de forma fixa e mensal doações junto a empresários da cidade de Jandaia do Sul. O dinheiro seria para suposto abastecimento de viaturas, mas prova documental existente nos autos comprova que tais recursos foram desviados pelos requeridos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A investigação conduzida pelo Gepatria constatou que, na tentativa de justificar o abastecimento de combustível, que não ocorreu, o PM apresentou um relatório falso de prestação de contas, elaborado com o auxílio oficial. Valendo-se do cargo, o tenente-coronel deliberou para que um policial de patente inferior realizasse o recebimento retroativo nos documentos. De acordo com os promotores, "em grave violação aos princípios constitucionais, em especial o da impessoalidade", o tenente-coronel ainda determinou a transferência de outro oficial da Polícia Militar, por acreditar que ele seria o responsável pela denúncia de irregularidades que chegou ao MP-PR.

Leia mais:

Imagem de destaque
História de uma vida

Em 'Aquarius' paranaense, aposentada de Curitiba se nega a vender apartamento a incorporadora de Londrina

Imagem de destaque

Paranaense cria aplicativo de troca de reciclagem por pontos de vantagens

Imagem de destaque
Santo das causas impossíveis

Festa de Santo Expedito será promovida neste sábado e domingo em Apucarana

Imagem de destaque

Rompimento de adutora afeta abastecimento em bairros de Apucarana


Na decisão, o Juízo destaca que "a utilização da superioridade hierárquica na estrutura militar pelo requerido, na busca de levar ao Ministério Público informações inverídicas e afastando dos respectivos postos policiais militares que não ‘lessem por sua cartilha’, se põe evidente, fato que, por si só, já demonstra a premente necessidade de afastá-lo do cargo que ocupa".

Publicidade


Na ação civil pública o MP-PR requer a perda dos valores recebidos ilicitamente, indenização por danos morais causados à Polícia Militar, multa civil de até cem vezes o valor da remuneração dos agentes e perda do cargo.


Investigações


A investigação do fato começou com um inquérito civil público instaurado na 1ª Promotoria de Justiça de Jandaia do Sul, a partir de notícia de irregularidade encaminhada pelo Conselho de Segurança do Município, dando conta que empresários locais, há muitos anos, doavam mensalmente recursos para a Polícia Militar para a compra de combustível, mas que tais recursos estariam sendo desviados em proveito dos requeridos na ação. Em decorrência da investigação que estava em curso no Ministério Público, o Comando-Geral da Polícia Militar já havia determinado, no início de 2016, o afastamento do tenente-coronel do comando do 10º Batalhão da Polícia Militar em Apucarana.

Instituído em dezembro do ano passado, o Gepatria atua de forma direcionada no combate a crimes ligados à área do patrimônio público, a exemplo do que faz o Gaeco em relação ao crime organizado. No total são dez unidades distribuídas de forma a cobrir todas as regiões do Estado: Curitiba, Litoral, Guarapuava, Londrina, Maringá, Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Santo Antônio da Platina e Umuarama.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade