Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Para evitar traumas

Termo de cooperação garante depoimento especial a crianças e adolescentes no Paraná

Redação Bonde com AEN
30 ago 2016 às 15:15
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Crianças e adolescentes vítimas de crime no Paraná prestarão um único depoimento às autoridades competentes, durante toda a duração do inquérito policial e posterior processo judicial. Medida adotada no Estado determina que, a partir de agora, crianças e adolescentes não precisam mais passar por constrangimentos desnecessários em depoimentos diversos que podem, inclusive, aumentar o trauma causado pela violência por qual passaram.

O novo procedimento, chamado de depoimento especial, está previsto na assinatura de um termo de cooperação assinado pela Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária e pelo Tribunal de Justiça do Paraná, na manhã desta segunda-feira (29). O termo também foi assinado pelo Ministério Público, pela Defensoria Pública do Estado e pela Ordem dos Advogados do Brasil.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O documento salienta que, conforme previsto na Constituição Federal, entre as formas de colher o depoimento de crianças e adolescentes, deve "o sistema de Justiça optar pela menos constrangedora, traumática e invasiva possível, nada impedindo que a designação de audiência seja substituída pela realização de perícia ou outra forma definida pelos técnicos encarregados da execução da diligência, consideradas as peculiaridades do caso, assim como a maturidade, preparo e condição emocional da vítima".

Leia mais:

Imagem de destaque
Jorge Guaranho

Justiça nega pedido de prisão domiciliar de bolsonarista que matou petista no Paraná

Imagem de destaque
Por mais de 10 quilômetros

Departamento de Estradas de Rodagem abre edital para obra da duplicação da rodovia entre Arapongas e Sabáudia

Imagem de destaque
Danos

IAT aplica R$ 40,2 milhões em multas por danos ambientais no 1º trimestre de 2024

Imagem de destaque
Assista ao vídeo

FAB intercepta aeronave com cocaína em Londrina; piloto é preso no interior de SP


A iniciativa atende, ainda, a uma recomendação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) sobre a questão. "A sociedade espera da polícia cada vez mais especialização e humanização. Da mesma forma que para fazer exame de corpo de delito, a mulher que sofre violência não precisa mais se deslocar até o Instituto Médico-Legal – podendo ser feito em um local mais adequado e que gere menos trauma – no caso da oitiva das crianças e adolescentes é necessário que a gente também faça de uma maneira única para minimizar um novo sofrimento. É uma resposta ao que a sociedade espera de nós, um processo mais humano e mais eficiente", afirmou o secretário da Segurança Pública, Wagner Mesquita.

Publicidade


Como compromisso firmado no termo, a Segurança Pública vai estimular a participação de profissionais da Polícia Civil em cursos de capacitação específica, bem como elaborar estudos visando a ampliação dos Núcleos de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crime (Nucria) no interior do Estado. O delegado-geral da Polícia Civil, Julio Reis também participou da solenidade.


Funcionamento

Publicidade


Com o depoimento especial, que será feito de forma diferenciado e especializado, por meio de profissionais qualificados, crianças e adolescentes poderão dar o seu relato em uma das 22 salas com equipamento audiovisual, instaladas pelo Poder Judiciário nas principais comarcas do Estado, para captação, armazenamento e gerência dos relatos. O termo tem vigência inicial de 60 meses.


"Estamos criando um protocolo integrado voltado à qualificação técnica e à proteção das crianças que são violentadas", disse o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, Paulo Roberto Vasconcelos.

Publicidade


De acordo com a desembargadora Ivanise Maria Tratz Martins, integrante do Conselho de Supervisão dos Juízos da Infância e da Juventude (Consij), a experiência empírica demonstrou que entrevistas repetidas, com variadas autoridades, espaçadas no tempo, podem desencadear ou intensificar sintomas de stress pós-traumático. "Por isso precisamos desse olhar convergente e humanizado para tratar com crianças e adolescentes vítimas de crime", defendeu ela.


Foram dez meses de reuniões mensais entre as instituições participantes do termo, para definir a melhor estratégia de implantação do depoimento especial. Dos encontros, participaram a delegada-titular do Nucria Curitiba, Daniela Antunes Andrade, e o delegado da Corregedoria da Polícia Civil Alexandre Teixeira, como representantes da Segurança Pública estadual.

Sob a coordenação do Consij, acontece até esta terça-feira (30) um curso sobre o funcionamento do depoimento especial, na sede do Tribunal de Justiça do Paraná, em Curitiba. A intenção é capacitar e sensibilizar representantes de diversas instituições para atuação no depoimento especial, de acordo com o termo de cooperação definido para o Paraná.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade