22/11/17
30º/17ºLONDRINA
PUBLICIDADE
135,7 milhões de anos

Vulcão extinto é descoberto no Paraná

Dois geólogos da Mineropar, Edir Edemir Arioli e Otavio Boni Licht, descobriram um centro de erupção vulcânica exposto na Pedreira Pauluk, em Cruz Machado, no Sul do Paraná.

Segundo Licht, mesmo sabendo que 60% do Estado do Paraná é formado por rochas vulcânicas do Grupo Serra Geral, ainda não havia sido identificado um centro eruptivo. O centro de erupção vulcânica bem como todo o processo de erupção do Grupo Serra Geral são extintos e não representam risco, segundo Licht.

O centro de erupção tem aproximadamente 134,7 milhões de anos. Os geólogos identificaram esta idade aproximada baseados em um estudo feito, no ano passado, pelos pesquisadores da Universidade de Queensland (Austrália), David Thiede e Paulo Vasconcelos.


"Nunca tinha-se observado a forma como as lavas do Grupo Serra Geral chegaram à superfície. As lavas vêm de 30 a 50 quilômetros de profundidade", disse Licht. Segundo os geólogos, o processo de erupção que se imaginava no Grupo Serra Geral, até pouco tempo, era parecido com o vulcanismo que acontece atualmente no Havaí. Naquele país, os vulcões como o Kilauea são calderas de baixa expressão topográfica e com vulcanismo não explosivo.
Redação Bonde
PUBLICIDADE
comentários
Continue lendo
Veja mais e a capa do canal
PUBLICIDADE
8
Continue Lendo
PUBLICIDADE