Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Homicídio

Carioca é extraditada em decisão histórica no Brasil

Agência Ansa
19 jan 2018 às 10:17
- Reprodução/Facebook
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A carioca Claudia Cristina Sobral Hoerig, 53 anos, foi extraditada e será julgada nos Estados Unidos após uma decisão histórica da Justiça brasileira. A mulher foi acusada por um homicídio qualificado e terá que comparecer a um tribunal do estado americano de Ohio nesta sexta-feira (19). No primeiro momento, ela irá ouvir a leitura das acusações, em uma audiência marcada para às 10h (hora local) no condado de Trumbull, sendo essa uma primeira etapa antes de seu julgamento.

Claudia é acusada de assassinar seu marido, Karl Hoerig, ex-piloto da Força Àrea norte-americana, no dia 12 de março de 2007. A brasileira se tornou a primeira da história a ser extraditada para ser julgada no exterior. Ela chegou aos EUA em um avião fretado, com agentes da Interpol, na noite desta quarta-feira (17), por volta das 23h. A aeronave, que saiu de solo brasileiro sob forte esquema de segurança e sigilo, levava a carioca de volta para os Estados Unidos, país ao qual ela se naturalizou, e há 10 anos teria fugido após cometer o crime.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A sua volta foi um marco para as relações internacionais brasileiras e deixou a possibilidade de que outros brasileiros que tenham a cidadania de outras nações possam enfrentar os mesmo processos que o dela. Claudia, nasceu no Rio de Janeiro, mas mudou-se para os Estados Unidos nos anos 1990. Se casou com um médico de Nova York, Thomas Bolte, e assim conseguiu o seu Green Card. Após nove anos se divorciou de Bolte, e começou o processo de naturalização como cidadã americana.

Leia mais:

Imagem de destaque
BR-277

Duas pessoas morrem em engavetamento envolvendo seis veículos em Guarapuava

Imagem de destaque
Bandeirantes e Cornélio

Quatro pessoas são presas com quase 80 quilos de maconha no Norte do Paraná

Imagem de destaque
Motorista do carro foi preso

Polícia Militar apreende mais de 240 quilos de maconha e recupera veículo furtado em Arapongas

Imagem de destaque

Homem é detido por suspeita de desviar R$ 300 mil com golpes contra idosos em Apucarana


Karl Hoerig e Claudia se conheceram pela internet e ficaram casados dois anos antes do assassinato. Karl participou das guerras do Afeganistão e do Iraque e, quando voltou para os EUA, trabalhou como piloto comercial. Eles se casaram em 2005, e foram morar em Newton Falls, um vilarejo na cidade de Ohio, onde o ex-piloto nasceu. O corpo foi encontrado no dia 15 de março em 2007, na casa deles, com marcas de balas nas costas e na cabeça. Um vizinho do casal teria presenciado Claudia saindo de casa com muita pressa.


Ela, então, voltou para o Brasil no mesmo dia, fugindo e deixando para trás todos os seus pertences. A polícia de Ohio concluiu que os tiros teriam sido feitos por um revólver Smith e Wesson, calibre 357. A carioca entrou na lista de procurados e o estado norte-americano entrou com processo no Brasil para que ela fosse devolvida e julgada no território americano. O caso repercurtiu e várias manifestações foram publicadas nas redes socias, tanto por parentes como por amigos de profissão, em nome do ex-piloto, considerado um héroi nacional.

Em 2013, o Ministério da Justiça oficializou a anulação e Claudia foi destituída da nacionalidade brasileira. O Supremo concordou com a extradição de Claudia desde que lhe fosse aplicada, a pena máxima de 30 anos de prisão, punição máxima prevista no Brasil. No momento, ela se encontra em uma cela no condado de Trumbull.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade