Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Dinheiro Sujo

Diep prende 19 integrantes de quadrilha suspeita de explosão de caixas, lavagem de notas e fraudes

Redação Bonde
27 jan 2017 às 08:38
- Divulgação/SESP-PR
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Dezenove pessoas foram presas nesta sexta-feira (27) numa operação do Departamento de Inteligência do Estado do Paraná (Diep) suspeitas de integrar uma quadrilha especializada em diversos crimes: desde a explosão de caixas eletrônicos, lavagem das notas, até falsificação de documentos e fraudes na venda de imóveis. Com eles os policias apreenderam duas pistolas, mais de R$ 20 mil em dinheiro, drogas e munições de diversos calibres, além de dezenas de documentos que eram usados nas fraudes de estelionato.

A operação, batizada como "Dinheiro Sujo", teve apoio das Polícias Civil e Militar de Curitiba e de Londrina, e tinha como objetivo cumprir 28 mandados de prisão outros 40 de busca e apreensão nos estados do Paraná e Santa Catarina. Nove pessoas não foram encontradas e são consideradas foragidas. No estado paranaense, os policiais cumpriram mandados nas cidades de Curitiba, São José dos Pinhais, Londrina, Ibiporã e Pontal do Paraná.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Na capital foram detidas cinco pessoas. Na região metropolitana outras duas, uma em Pontal, cinco em Londrina e uma em Ibiporã Em Santa Catarina, os policiais prenderam quatro integrantes da quadrilha na cidade de Joinville e uma em São José.

Leia mais:

Imagem de destaque
Norte do Paraná

Mercadorias oriundas do Paraguai são apreendidas em Floresta

Imagem de destaque
Resultado inicial

PF diz que corpos achados em embarcação no Pará são de africanos

Imagem de destaque
Região Metropolitana de Maringá

Três homens são presos após roubar casa e sequestrar vítima em Floresta

Imagem de destaque
No Jardim Leonor

Polícia Militar prende dois homens e apreende um adolescente acusados de furto em Londrina


As investigações tiveram início em junho de 2016 para tentar identificar criminosos responsáveis por ataques a caixas eletrônicos. Durante todo o trabalho, descobriu-se tratar de uma quadrilha com atuação em "clinica geral", cujos infratores fizeram dos mais diversos crimes a sua profissão na ânsia de obter lucro fácil.

Publicidade


Divulgação/SESP-PR
Divulgação/SESP-PR


A quadrilha detida nesta operação do Diep tinha como atividade desde a explosão dos caixas eletrônicos até a lavagem das notas que eram manchadas com tinta, uma forma encontrada pelos bancos de inutilizar as cédulas roubadas dos caixas. As investigações mostraram que os criminosos são responsáveis por dar destinação e reinserir no mercado o produto obtido com a destruição de caixas eletrônicos, retirando toda e qualquer mancha que a cédula apresente.


Além disso, eles cometiam diversos crimes que iam desde a fraude na compra de chip de celular que são cadastrados no nome de outras pessoas, a apropriação e venda de imóveis alheios e fraude a instituições financeiras e operadoras de cartão de crédito. O rol de crimes inclui também falsificação de documentos e porte ilegal de arma de fogo.

Publicidade


Carlos Soares/DPC
Carlos Soares/DPC


A partir das análises de áudios coletados com autorização judicial ficou evidente que os criminosos agem em conluio formando uma organização hierárquica. O esquema inclui um financiador, incluindo uma cadeia de pessoas que falsificam documentos, executam fraudes, se passam por terceiros para colaborar na falsificação e contam até com a participação de mulheres que acompanham a quadrilha para dar conotação de família ao bando alvo dos golpes.


Antes da deflagração da Operação "Dinheiro Sujo", quatro pessoas já tinham sido presas em flagrante e mais duas em cumprimento de mandados por golpes financeiros, arrombamentos de caixas eletrônicos porte de notas falsas. Mais de 120 policiais participaram da ação policial: homens do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), unidade de elite da Polícia Militar, do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), unidade de elite da Polícia Civil, policiais civis e militares do Diep e também da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic) de Santa Catarina.

Publicidade


PRESOS EM CURITIBA:


ANDERSON LUIZ SANTOS, 35 ANOS

Publicidade


FRANCISCO ELIMAR SILVEIRA DE FARIAS, 60 ANOS


GENECI DE FATIMA OLIVEIRA DA SILVA, 45 ANOS

Publicidade


ANTONIO FRANCISCO COSMO DA SILVA, 40 ANOS


LIDIANE KARINE DE LIMA, 19 ANOS

Publicidade



SÃO JOSE DOS PINHAIS:


CRISTIANE DE FARIAS, 35 ANOS


MARCOS ANTONIO SERPA, 30 ANOS



PONTAL DO PARANÁ


BRIAN AGUIAR DE SOUZA, 26 ANOS



LONDRINA


ZADEIR FERREIRA DOS SANTOS, 49 ANOS


JOSÉ APARECIDO DOS SANTOS, 52 ANOS


CAMILA DOS SANTOS, 27 ANOS


NILSON FERREIRA DOS SANTOS, 44 ANOS


THIAGO DOS SANTOS COELHO, 28 ANOS



IBIPORÃ


LEANDRO TENANI BRAZ, 31 ANOS


JOINVILLE/SC


JONECIR SCHATZMANN, 43 ANOS


SALEZIO DE SOUZA, 42 ANOS


DGEMIS DA SILVA, 36 ANOS


JENIFER SCHATZMANN, 23 ANOS


SÃO JOSÉ/SC


ADAIR DE SOUZA, 50 ANOS



FORAGIDOS:


GERALDO SABINO DE ANDRADE, 69 ANOS


EDENILSON DE OLIVEIRA, 49 ANOS


HELIO OGO, 56 ANOS


LEILA DE FÁTIMA BRAZ, 36 ANOS


RONALDO ADRIANO MOREIRA, 40 ANOS


PATRICIA ADRIANE ROBERTO, 39 ANOS


MANOEL GASPAR NETO, 43 ANOS


NYCOLLI DE FARIAS, 22 ANOS

AUEDE PEREIRA DA SILVA, 27 ANOS


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade