Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Movimentação bilionária

Doleiro de Londrina é preso em operação da Polícia Federal

Lucas Emanuel Andrade - Redação Bonde
17 mar 2014 às 10:23
Cofre apreendido pela Polícia Federal em Londrina - Divulgação / PF
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O doleiro Alberto Youssef foi preso nesta segunda-feira (17) em São Luís (MA). O empresário de Londrina é suspeito de liderar uma organização criminosa responsável por lavagem de dinheiro. Os bens dele, entre eles o Hotel Blue Tree, no centro da cidade, foram sequestrados pela Justiça.

Youssef foi detido na Operação Lava-Jato, deflagrada hoje pela Polícia Federal. A operação contou com a participação de aproximadamente 400 policiais federais, que deram cumprimento a 81 mandados de busca e apreensão, 18 mandados de prisão preventiva, 10 mandados de prisão temporária e 19 mandados de condução coercitiva.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Foram cumpridas também ordens de sequestro de imóveis de alto padrão, além da apreensão de patrimônio adquirido por meio de práticas criminosas, e bloqueio de dezenas de contas e aplicações bancárias.

Leia mais:

Imagem de destaque
Norte do Paraná

Mercadorias oriundas do Paraguai são apreendidas em Floresta

Imagem de destaque
Resultado inicial

PF diz que corpos achados em embarcação no Pará são de africanos

Imagem de destaque
Região Metropolitana de Maringá

Três homens são presos após roubar casa e sequestrar vítima em Floresta

Imagem de destaque
No Jardim Leonor

Polícia Militar prende dois homens e apreende um adolescente acusados de furto em Londrina


Divulgação / PF
Divulgação / PF - Cofre apreendido pela Polícia Federal em Londrina
Cofre apreendido pela Polícia Federal em Londrina


Segundo a PF, os quatro grupos investigados registraram comunicações de operações financeiras atípicas num montante que supera os R$ 10 bilhões. Os presos são alguns dos principais personagens do mercado clandestino de câmbio no Brasil.

Publicidade


Divulgação / PF
Divulgação / PF


Eles são responsáveis pela movimentação financeira e lavagem de ativos de diversas pessoas físicas e jurídicas envolvidas com crimes como o tráfico internacional de drogas, corrupção de agentes públicos, sonegação fiscal, evasão de divisas, extração, contrabando de pedras preciosas, desvios de recursos públicos, dentre outros.


Divulgação / PF
Divulgação / PF


Os mandados foram expedidos pela Justiça Federal no Estado do Paraná. As buscas foram feitas em em 17 cidades: Curitiba, São José dos Pinhais, Londrina, Foz do Iguaçu, São Paulo, Mairiporã (SP), Votuporanga (SP), Vinhedo (SP), Assis (SP), Indaiatuba (SP), Brasília, Águas Claras (DF), Taguatinga Norte (DF), Porto Alegre, Balneário Camboriú (SC), Rio de Janeiro e Cuiabá.

Publicidade


Divulgação / PF
Divulgação / PF


A PF deve divulgar detalhes sobre a operação durante o tarde.


Divulgação / PF
Divulgação / PF


Doleiro de Londrina

Publicidade


Alberto Youssef já foi preso outras vezes acusado de envolvimento em vários crimes, entre eles o de ser responsável por dezenas de contas fantasmas para enviar dinheiro de origem ilícita para fora do país. O doleiro foi investigado por intermediar esquemas de corrupção nas prefeituras de Londrina e Maringá, de 1996 a 1999, e sonegação, nesse mesmo período, de cerca de R$ 118 milhões em impostos por intermédio de sua empresa. Ele também foi alvo da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Banestado.


O empresário tem residência fixa em Londrina.

Publicidade


Blue Tree


A Blue Tree Hotels, administradora do Blue Tree Towers Londrina, enviou uma nota ao Bonde na tarde desta segunda-feira (17) para esclarecer que o empreendimento, "composto por um pool hoteleiro e com diversos investidores como proprietários, permanece funcionando normalmente".

Publicidade


O grupo também nega que "houve o sequestro do hotel em ação da Polícia Federal". "E sim apenas uma requisição de documentos, devidamente fornecidos", alegou a empresa na nota.


"Ressaltamos mais uma vez que a Blue Tree Hotels é somente a administradora da unidade. A empresa não possui qualquer vínculo com o objeto da investigação em questão e se mantém disposta a colaborar no que for necessário", concluiu.

(Atualizado às 14h53)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade