Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Decisão

Justiça nega liberdade para líder de quadrilha que trazia droga do Mato Grosso do Sul para Londrina

Rafael Machado - Redação Bonde
04 mai 2017 às 14:11
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O juiz da 5ª Vara Criminal de Londrina, Paulo César Roldão, manteve nesta quarta-feira (3) a prisão preventiva de Aldo Ramirez Benitez, conhecido como "Genrô" ou "Gordo" e natural de Pedro Juan Caballero, no Paraguai. Ele foi preso em uma operação da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc), batizada como "Parentins" e que foi iniciada em outubro de 2015. Durante os trabalhos, os policiais civis apreenderam 56 kg de cocaína, 16 kg de crack e 4 kg de maconha. No total, 17 pessoas foram presas sob a acusação de transportarem a droga do Mato Grosso do Sul para o interior do Paraná, Santa Catarina e São Paulo.

Investigadores da 10ª Subdivisão Policial de Londrina também auxiliaram nas diligências. A defesa de Ramirez solicitou a revogação da prisão preventiva por "ele possuir bons antecedentes". A detenção, segundo os advogados, foi "motivada apenas pela operação policial" e que não houve espaço para "o contraditório". Eles alegaram que aconteceu "um pré-julgamento" e que o paraguaio "possui trabalho lícito, residência fixa e que nunca havia sido condenado por qualquer ilícito no Brasil ou no Paraguai".

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A defesa também divergiu das investigações realizadas pela Polícia Civil. "Os depoimentos presentes nos autos trazem dúvidas. Não há motivos que justifiquem a manutenção da prisão preventiva, eis que sua liberdade não oferece perigo à sociedade, à instrução processual ou à aplicação da lei penal, inexistindo indícios de que continuará a delinquir". O juiz Paulo César Roldão, na sentença, disse que há "elementos suficientes" que responsabilizam Ramirez", e que a decisão "foi bem fundamentada".

Leia mais:

Imagem de destaque
Tinham uma arma branca

Quatro adolescentes são apreendidos acusados de roubar carro em Londrina

Imagem de destaque
O tio Paulo

O que se sabe sobre o caso do idoso morto em banco do Rio

Imagem de destaque
Abuso de força

Número de civis mortos para cada policial assassinado mais que dobrou

Imagem de destaque
Conselho Tutelar foi acionado

Em Rolândia, adolescente de 14 anos é apreendida por levar 20 quilos de maconha em mala


Nas interceptações telefônicas feitas pelos policiais da Denarc e autorizadas pela 5ª Vara Criminal, Ramirez teria se associado ao proprio sogro, Carlos Alberto Pereira de Oliveira, e mais oito pessoas no esquema de tráfico de drogas. O paraguaio era o responsável por receber os entorpecentes na cidade de Ponta Porã (MS), ocultá-los no interior de automóveis apreendidos na operação e coordenar o envio para Londrina e outros municípios.


De acordo com as investigações, Ramirez também tinha autonomia para concluir negócios em nome do grupo. "Estamos diante de uma organização criminosa especializada e voltada à exploração do narcotráfico em larga escala. Por isso há fundadas razões para concluir que, em liberdade, o réu contiuará a explorar o comércio ilegal de entorpecentes".

A última etapa da "Parintins" foi concluída em março deste ano. A Denarc prendeu três pessoas em Londrina, uma em Foz do Iguaçu e três no Mato Grosso do Sul. Quinze mandados de busca e apreensão foram cumpridos e quatro veículos apreendidos. Cerca de 30 policiais participaram das detenções. No balanço final, a Polícia Civil identificou um esquema criminoso "altamente qualificado "com a participação de pelo menos 25 pessoas.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade