Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Nesta quinta

"Nunca cometi um assassinato ou mandei matar alguém", diz 'Zoza' no próprio julgamento

Redação Bonde
17 ago 2017 às 17:28
- Anderson Coelho/Grupo Folha
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Edson dos Santos Rodrigues, mais conhecido como 'Zoza', começou a ser ouvido por volta das 15h desta quinta-feira (17), em seu próprio julgamento no Tribunal do Júri de Londrina. Em depoimento, 'Zoza' afirmou: "nunca cometi um assassinato ou mandei matar alguém". No entanto, admitiu ter cometido diversos furtos e ter se envolvido com o tráfico de drogas no Jardim Nossa Senhora da Paz, zona oeste de Londrina.

O réu é acusado de ter mandado matar cinco pessoas, entre 2011 e 2012. Ele responde à acusação com mais quatro pessoas. De acordo com o Ministério Público (MP), quatro das cinco vítimas morreram. O único sobrevivente é o detento Leandro Dallbello, que cumpre pena em Carazinho, no interior do Rio Grande do Sul.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo a Polícia Civil, 'Zoza' ordenou os assassinatos de dentro da Penitenciária Estadual de Londrina (PEL). Atualmente ele está detido no presídio federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte.

Leia mais:

Imagem de destaque
Integrava grupo criminoso

Polícia de SP prende jovem que invadia condomínios de luxo em Londrina

Imagem de destaque
Estava de férias

Polícia Militar vai apurar caso de soldado que entrou em reality show sem autorização

Imagem de destaque
Uma arma foi apreendida

Polícia Civil prende três pessoas em flagrante por falsificação de produto medicinal em Curitiba

Imagem de destaque
Agressão à vítima

Polícia Civil indicia casal suspeito por tortura, extorsão e corrupção de menores em Curitiba


Durante seu depoimento, 'Zoza' relatou também ter tido uma infância difícil com um pai que não tinha capacidade de ensinar a ele e ao irmão a diferença entre o certo e o errado. Mencionou três passagens por atos infracionais quando era adolescente. Ao se estender no detalhamento de sua vida, o MP interferiu e pediu objetividade.

Publicidade


Depoimentos


O delegado Paulo Henrique Costa, que comandava o setor de Homicídios da 10ª Subdivisão Policial (10º SDP), na época em que 'Zoza' teria ordenado a morte de cinco pessoas, foi o primeiro a depor nesta quinta-feira (17).

Publicidade


O delegado afirmou que a primeira vítima, identificada como Josuel Alves, o 'Pepeu', era comparsa de 'Zoza' no tráfico. Segundo ele, 'Pepeu' ficou incumbido de entregar R$ 160 mil para outro traficante. No entanto, a Polícia Militar (PM) apreendeu o dinheiro durante uma abordagem na BR-369, na saída para Ibiporã.


Conforme o delegado, mesmo preso, 'Zoza' ficou sabendo que a transferência foi malsucedida e ordenou a morte de Josuel Alves.

Publicidade


O último assassinato foi de José Carlos Vieira. Segundo o delegado, ele prestou depoimento durante uma tarde inteira na Delegacia de Homicídios. Na ocasião, confirmou aos investigadores que estaria sendo ameaçado pelos comparsas de 'Zoza'. Costa reiterou que chegou a oferecer proteção policial à Vieira, o que foi recusado. Na madrugada seguinte, ele foi morto com vários disparos de arma de fogo em sua residência.


O investigador Cláudio Santana, lotado na época na Delegacia de Homicídios, foi o segundo a prestar esclarecimentos no julgamento. Depois, o único sobrevivente da série de ataques, o detento Leandro Dalbello, disse que conhecia 'Zoza' apenas de vista porque moravam no mesmo bairro, o Jardim Nossa Senhora da Paz.

Publicidade


Dalbello também afirmou que não tem nenhum envolvimento com os demais réus. Ele estava no mesmo carro que Josuel Alves, o primeiro a ser assassinado. No depoimento, Dalbello reiterou que duas pessoas passaram de moto atirando. Ele avaliou que "mesmo preso, continua recebendo ameaças da polícia". "Nunca tive desavença com o 'Zoza'."


Um parente de 'Zoza', arrolado como testemunha de defesa, também foi ouvido durante a tarde.

(Com informações de Rafael Machado e Celso Felizardo do Grupo Folha)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade