Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Saiba mais

Operação Trânsito Seguro recolhe 12 motos em Londrina

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
25 mai 2019 às 11:08
- Divulgação/Polícia Militar
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A partir da sexta-feira (24), a CiaPTran (Companhia de Policiamento de Trânsito) do 5° BPM (batalhão de Polícia Militar) de Londrina realiza policiamento para a orientação e prevenção da embriaguez ao volante, fiscalização de motocicletas baixadas pelo Detran (Departamento de Trânsito ) e escapamentos alterados de motos.


As operações estão inseridas dentro do propósito Maio Amarelo e algumas ações serão feitas em conjunto com a CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo a PM, são frequentes as apreensões de motos baixadas pelo Detran, o que é motivo de preocupação. Os veículos não possuem emplacamento e, mesmo que sejam apreendidos, o prejuízo é minimizado por terem sido adquiridas por baixos preços. A PM considera que a situação "gera um sentimento de irresponsabilidade que compromete a segurança no trânsito, pondo vidas em risco".

Leia mais:

Imagem de destaque
Fraudes em licitações

Polícia Federal deflagra operação contra desvio de R$ 14 milhões no SUS

Imagem de destaque
Proprietário assinou TCIP

Polícia Militar apreende duas máquinas caça-níqueis no Jardim Interlagos, em Londrina

Imagem de destaque
Motorista foi preso

PRF apreende 2,5 toneladas de maconha escondidas em carga de soja no Paraná

Imagem de destaque
Durante operação

Polícia Rodoviária Federal flagra Camaro a 111 quilômetros por hora na PR-445


Outra preocupação é a perturbação do sossego e a poluição sonora provocada pelos escapamentos alterados de motocicletas. As reclamações pelo barulho provocado por estes veículos gera desconforto da população, que tem cobrado providências da PM.

Publicidade


Só este ano foram realizados 120 autos de infração pelo artigo 230, inc. XI do CTB (Código de Trânsito Brasileiro) - conduzir o veículo com descarga livre ou silenciador de motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante - no ano de 2018 foram 223 autos.


Ainda conforme a PM, a modificação do escapamento original altera a funcionalidade mecânica da moto e faz ultrapassar os limites permitidos do barulho emitido.

Publicidade


Quando a irregularidade é constatada, a PM lavra auto de notificação, uma infração grave com a perda de cinco pontos na carteira de motorista. É realizada uma regularizadora, que pode conceder ao proprietário até dez dias para que o problema seja sanado. Não apresentar o veículo regularizado dentro do prazo acarreta no bloqueio administrativo do documento.


Resultados de sexta


Em duas blitze realizadas em Londrina das 13h30 às 19h30 de sexta, na avenida Santos Dumont e na esquina das avenidas Juvenal Pietraroia e Soiti Tarumã, foram abordadas 63 motocicletas e 25 automóveis. Foram 12 motos, dois automóveis, uma carteira de motorista e dois documentos de veículos recolhidos, em abordagens de 91 pessoas.

Foram verificadas ainda duas situações de motos com escapamentos adulterados e uma baixada.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade