Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Usavam explosivos

PF deflagra operação contra ladrões de caixa eletrônicos

Redação Bonde com assessoria
30 nov 2017 às 10:29
- Divulgação/Polícia Federal
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (30) a operação Miguelito, com o objetivo de desarticular organizações especializadas em explosões de agências bancárias. Investigações do órgão detectaram dois grupos responsáveis ações criminosas do gênero em seis cidades do Paraná e duas no interior de São Paulo. Os municípios atingidos têm em comum o pequeno número de habitantes.

Cerca de 35 policiais federais foram às ruas para cumprir 35 mandados judiciais, sendo 10 mandados de prisão preventiva, 5 mandados de prisão temporária, 2 mandados de condução coercitiva e 18 mandados de busca e apreensão, nas cidades de Londrina, Cambé, Arapongas e Curitiba no estado do Paraná, Sandovalina e Euclides da Cunha Paulista em São Paulo e Nova Andradina no Mato Grosso do Sul.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Nas ações criminosas, os grupos utilizavam armas de grosso calibre, como fuzis, com táticas de realização de diversos disparos durante os delitos, espalhando clima de terror na população. Realizavam disparos em direção ao destacamento policial para intimidar a ação policial local, evitando qualquer tipo de repressão. Em alguns dos roubos houve a utilização de reféns como escudos humanos durante os confrontos ou durante as fugas.

Leia mais:

Imagem de destaque
Homem foi preso em flagrante

Polícia apreende 150 mil maços de cigarros contrabandeados em Maringá

Imagem de destaque
Em Itapevi

Polícia de SP apreende arsenal usado em mega-ataque em Guarapuava, no Paraná

Imagem de destaque
Tentou roubar a bolsa da vítima

Homem assalta mulher, é detido por testemunhas e acaba preso no Centro de Londrina

Imagem de destaque
Operação Falcão Peregrino 3

Professor de artes marciais é preso no Jardim Bandeirantes por armazenar imagens de pornografia infantil


Em um desses confrontos, na data de em abril deste ano, seis integrantes de um dos grupos morreu em Alvorada do Sul (PR), quando os criminosos retornavam de mais uma ação de explosão de agências bancárias.

Publicidade


Ao fugirem pelas águas do Rio Paranapanema foram interceptados por Policiais Federais e reagiram à abordagem, culminando nas mortes citadas acima. Foram apreendidos fuzis, pistolas, coletes balísticos, explosivos e valores subtraídos das agências atacadas.


A operação desta quinta vista tirar de circulação os demais integrantes desse grupo criminoso – que no mesmo dia da ação em Cruzália (SP) explodiu uma agência bancária em Itambé (PR) – bem como outro grupo criminoso, baseado em Curitiba (PR) e responsável por ataques a agências bancárias nas cidades de Marialva e Mandaguaçu, ambas no Paraná.

Publicidade


As investigações e a ação desta manhã ocorreram com o apoio da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Paraná (SESP), em parceria fundamental para o resultado positivo dos trabalhos.


Todos os mandados foram expedidos pela Justiça Federal em Maringá/PR.


Os criminosos responderão pelos crimes de organização criminosa, roubo agravado, tentativa de latrocínio (roubo seguido de morte), porte de arma de fogo de calibre restrito e exposição a perigo mediante explosão. Se condenados poderão ter penas que podem passar dos 30 anos de prisão.

O nome "Miguelito" é referência aos instrumentos compostos de pregos retorcidos e espalhados pelas quadrilhas nas vias de fuga das ações para dificultar perseguições policiais.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade