Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Violência

PMs devem ser julgados por morte de índio no PR

Cristiane Oya
13 jun 2002 às 09:09
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O procurador federal da Fundação Nacional do Índio (Funai), Derli Fiuza, afirmou ontem que deverá pedir o indiciamento dos policiais militares envolvidos na morte do índio guarani Vicente Cândido de Lima, na Reserva Laranjinha, município de Santa Amélia (63 km ao sul de Cornélio Procópio).

No dia 23 de abril de 2001, o índio foi morto com dois tiros, um nas costas e outro na cabeça, durante uma ação de quatro PMs que tentavam resgatar o neto dele, Mateus Felipe da Sena, de cinco meses, que estava no colo de Lima. A família do índio acionou a PM reclamando que ele tinha saído de casa com a criança e que ameaçava matá-la. Os policiais justificaram os disparos dizendo que teriam sido feitos em ‘legítima defesa’ da criança, afirmando que o índio estava agachado com a cabeça do bebê entre os joelhos, em uma clara tentativa de estrangulamento.

Cadastre-se em nossa newsletter

Lima estava desarmado e exames feitos no bebê pelo Instituto Médico-Legal de Bandeirantes não comprovaram que ele havia sido vítima de tentativa de estrangulamento.

Leia a reportagem completa na Folha de Londrina desta quinta-feira.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade