Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Operação

Polícia Militar orienta veranistas sobre cuidados com a segurança no Carnaval

Redação Bonde com AEN
21 fev 2017 às 18:59
- Divulgação/PMPR
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Com o aumento da população veranista no litoral do Paraná, nas proximidades do feriado de Carnaval, a Polícia Militar empenhará esforços durante o feriado prolongado e orienta que as pessoas contribuam com a sua própria segurança e de seus familiares. Os cuidados com a residência, nas praias e durante o processo de locação de imóveis no Litoral são formas de segurança pessoal que podem ser adotadas por todos os veranistas.

Denúncias anônimas sobre pessoas e veículos suspeitos devem ser encaminhadas à corporação por meio do telefone 190, para que uma equipe possa ir até o endereço, checar as informações e fazer o patrulhamento preventivo. "A PM não deixará de cumprir o seu papel constitucional em relação à segurança pública no feriado, mas se cada cidadão contribuir com esses cuidados básicos, com certeza, pequenos crimes ou delitos serão evitados e a tranquilidade da coletividade será ainda maior", afirmou o subcomandante do 9º Batalhão de Polícia Militar e Coordenador Operacional do Verão Paraná 2016/2017, major César Kamakawa.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Ao sair de casa para a praia, por exemplo, a recomendação é que o veranista se certifique de que não há pessoas estranhas próximas ao imóvel. "É nesse momento que oportunistas entram nas residências e cometem furtos ou roubos de objetos como eletrônicos. Por isso, é importante que os cidadãos estejam atentos e, se virem alguém suspeito, liguem para o telefone 190 e repassem as características dele à Polícia Militar", explicou o major.

Leia mais:

Imagem de destaque
Usou uma chave de roda

Homem é preso acusado de furtar chocolates e desodorantes de farmácia no bairro Aeroporto

Imagem de destaque
Zona Norte

Homem é preso depois de ameaçar e atirar contra vítima no Jardim Coliseu

Imagem de destaque
Motorista do carro foi preso

Polícia Rodoviária Estadual apreende 120 quilos de maconha na PR-323, em Sertanópolis

Imagem de destaque
Ato obsceno

Polícia Civil identifica 'peladão das ruas' de Rolândia flagrado em vídeos


Na faixa de areia, enquanto muitos se refrescam no mar e outros se divertem com brincadeiras e jogos, oportunistas estão atentos para cometer furtos e roubos. De acordo com o major Kamakawa, muitos dos furtos ocorrem pela desatenção das pessoas. "Os aparelhos celulares são um dos alvos preferidos dos marginais na praia, os quais aproveitam da desatenção dos veranistas para praticar o delito. O correto é guardar o celular e outros pertences e levar para a praia somente o que for realmente necessário. No caso do celular, a pessoa deve mantê-lo de forma discreta se precisar levá-lo", explicou.

Publicidade


Também é recomendável não ostentar objetos valiosos como joias, relogios, pulseiras, brincos e correntes, pois não são itens de primeira necessidade para uso na praia. Com relação ao dinheiro, transportar grandes somas também é desaconselhável. "Porte somente o necessário para o passeio, ou até mesmo cartão de débito ou crédito", aponta Kamakawa.


LOCAÇÃO DE IMÓVEIS – Outra questão importante são os cuidados com a locação de imóveis. O major Kamakawa explica que na busca por residências a um preço menor, as pessoas confirmam o negócio por e-mail ou telefone e quando chegam ao local, descobrem que foram enganadas.

Publicidade


"Já tivemos casos de golpistas que tiram fotos de residências alheias, divulgam em páginas de classificados na Internet e oferecem condições facilitadas para o aluguel. Após a confirmação da negociação, quando os turistas chegam para usar o imóvel, descobrem que a casa, na realidade, pertence à outra pessoa e não existe acordo nenhum de locação", afirmou. Para evitar problemas, as famílias que desejam alugar um imóvel para passar o Carnaval no litoral devem buscar em imobiliárias confiáveis para evitar transtornos.


SOSSEGO – Além de adotar as medidas preventivas, é necessário que as pessoas tenham um comportamento de cordialidade e de respeito com o descanso dos outros, principalmente sobre festas com som alto. "Uma das situações que atendemos é a questão da perturbação do sossego. Muitos viajam ao litoral para extravasar, sem limites para som alto e uso de bebidas alcoólicas, perturbando o descanso dos vizinhos. Por isso, se algum cidadão tiver problemas dessa natureza, deve acionar a Polícia Militar para que a Patrulha do Sossego faça a abordagem no local em questão e adote as medidas legais de acordo com as infrações cometidas", destacou o major Kamakawa.

NO TRÂNSITO – O número de veículos circulando pelas vias urbanas e rodoviárias do Litoral durante o feriado também aumenta e para que haja mais segurança no trânsito, o motorista deve atentar-se para precauções e medidas de direção defensiva para evitar acidentes. O respeito à sinalização de trânsito e ao limite de velocidade deve ser observado, bem como a questão da Lei Seca. A embriaguez ao volante pode causar acidentes com feridos e mortes, portanto, se for dirigir não beba.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade