Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Sem aulas

Vândalos furtam fios elétricos de escola e alunos são enviados para casa

Luís Fernando Wiltemburg - Redação Bonde
02 ago 2017 às 11:40
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Os alunos da Escola Municipal Eugênio Brugin, localizada no Conjunto São lourenço, na zona sul de Londrina, foram dispensados das aulas na manhã desta quarta-feira (2), depois de fios de energia elétrica terem sido furtados durante a madrugada. Esta foi a segunda vez que a unidade escolar foi vítima da ação de bandidos nesta semana – outra invasão aconteceu no domingo (30). Além disso, um outro furto de fiação foi registrado no local na semana passada, deixando alunos sem merenda e provocando curto-circuito em equipamentos eletroeletrônicos.

A diretora da escola, Joselita Marques Fritz, conta que foi avisada de manhã pela Guarda Civil Municipal de que as imagens de monitoramento haviam desaparecido. "Quando cheguei, a escola estava sem energia elétrica. Furtaram os cabos que ligam o poste externo. Com as salas escuras, tive de dispensar os alunos, não era possível dar aula." Ela acrescenta que o local foi alvo de arrombamento 12 vezes neste ano.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Na semana anterior, o furto de fios no interior da unidade provocou a ligação de corrente 220 volts que danificou freezer e geladeira que guardavam alimentos para a alimentação dos estudantes, além de computador, televisor e dois micro-ondas adquiridos pelos próprios professores que levam seu almoço para a escola.

Leia mais:

Imagem de destaque
BR-277

Duas pessoas morrem em engavetamento envolvendo seis veículos em Guarapuava

Imagem de destaque
Bandeirantes e Cornélio

Quatro pessoas são presas com quase 80 quilos de maconha no Norte do Paraná

Imagem de destaque
Motorista do carro foi preso

Polícia Militar apreende mais de 240 quilos de maconha e recupera veículo furtado em Arapongas

Imagem de destaque

Homem é detido por suspeita de desviar R$ 300 mil com golpes contra idosos em Apucarana


Na ocasião, os alunos ficaram sem o desjejum, porque não era possível saber se a qualidade dos produtos estava mantida, e outros que precisavam de refrigeração, como carnes, precisaram ser repostos. O prejuízo financeiro é arcado pela Secretaria Estadual de Educação (Seed), mas o prejuízo para os alunos é inestimável, segundo a diretora.

Publicidade


"Da outra vez, eles estudaram sem se alimentar. Agora, ficaram sem estudar, porque as salas estavam escuras e não tinha como mantê-los. É ruim para eles, que veem na escola um espaço seguro, e para os pais e mães que contavam com os filhos protegidos enquanto eles trabalham", diz Joselita, que procura fazer ações que tornem o local agradável para os estudantes.


A escola Eugênio Brugin atende 614 alunos em 13 turmas que vão do pré até o quinto ano, além de duas turmas noturnas para Educação de Jovens e Adultos (EJA). A dispensa desta quarta-feira (2) enviou cerca de 300 estudantes para casa.

Publicidade


A secretária de Educação de Londrina, Maria Tereza Paschoal de Moraes, afirma que a equipe da pasta e da Secretaria de Obras trabalham no local para restabelecer o fornecimento de eletricidade e retomar as aulas o quanto antes.


De acordo com ela, as escolas municipais de Londrina tornaram-se alvos de vândalos neste ano, com um registro de vandalismo a cada dois dias no primeiro semestre. "Quase todos os dias, diretores e equipes chegam e encontram algum tipo de sinal de invasão. Se não há furto, há lixo revirado, há sinais de tentativa de arrombamento. Quem passou por isso, diz que é uma sensação de violação terrível."


A secretária afirma que a pasta levanta dados de onde há mais ações de vândalos e medidas para controlar devem ser anunciadas em breve, mas ela não forneceu prazo. Para definir ações, a equipe levanta dados para alimentar o Sistema de Informação de Violência nas Escolas, previsto em lei de 2012, mas ainda não implantado. "Com esses dados em mãos, vamos saber onde se concentram os casos e quais as ocorrências mais frequentes, para trabalhar de modo a evitá-las", explica.

Por enquanto, os levantamentos estão concentrados em seu gabinete, mas o Departamento de Tecnologia da Informação (DTI) trabalha em um sistema informatizado que será alimentado pelas próprias equipes escolares. As informações também devem ficar disponíveis para a comunidade, mas preservando identidades. A perspectiva é que esteja funcionando no início do próximo ano letivo.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade