Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Está no Facebook

Vídeo mostra PM do Paraná entoando canção que exalta a violência durante treino

Luís Fernando Wiltemburg - Redação Bonde
16 mai 2017 às 14:36
- Reprodução/Facebook
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Um vídeo que circula no site de relacionamentos Facebook mostra o treinamento de policiais militares na Academia do Guatupê, na Região Metropolitana de Curitiba. Nas imagens, os policiais militares fardados – creditados como membros da Rotam (Ronda Tático Motorizada) - correm enquanto entoam uma música com uma letra recheada de violência.

A postagem é datada do dia 25 de março e, até a tarde desta terça-feira (16), o vídeo tinha mais de 216 mil visualizações. Os comentários variam entre defesa da corporação e condenação em relação à violência, mas a página que a publicou também tem relatos de usuários sobre abusos supostamente cometidos por militares.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Veja o vídeo e a letra abaixo:

Leia mais:

Imagem de destaque
Manteve contato com a vítima

Homem é preso em Jacarezinho por descumprir medida protetiva contra a irmã

Imagem de destaque
Tem 16 anos

Adolescente suspeito de ter cometido homicídio é apreendido em Sarandi

Imagem de destaque
Estavam roubando celulares

Homens são flagrados assaltando vítimas e acabam mortos em confronto no Jardim Bandeirantes

Imagem de destaque
Supermaconha

PRF apreende pacotes de 'skunk sabor gelato' na rodovia Fernão Dias, em SP


Publicidade


Eu miro na cabeça, atiro sem errar
Se munição eu já não tiver, pancadaria vai rolar


Bate na cara, espanca até matar
Arranca a cabeça e explode ela no ar

Publicidade


Arranca a pele e esmaga os seus ossos
Joga ele na vala e reza um Pai Nosso


Oô, oô
Aá, aá

Publicidade


Muito tempo se passou nessa guerra desleal
Homens de valor morreram"


A música é mais uma "canção de TFM", ou treinamento físico militar. Tradicionais em corporações militares, as letras exaltam a ordem, a disciplina e a guerra.

Publicidade


Para a coordenadora da Comissão de Direitos Humanos da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Londrina, Fabíola Larissa Mattozo, as atitudes como as demonstradas no vídeo incitam a violência na instituição. "A sociedade não precisa de uma polícia violenta, a sociedade precisa de uma polícia humanizada, preparada, com salários dignos e respeitada", afirma.


Ela ainda avalia que os agentes da Polícia Militar não são respeitados, mas temidos. "Claro que não estou generalizando o quadro da Polícia Militar, pois é sabido que a corporação tem bons e excelentes policiais, mas o treinamento dado aos policiais precisa ser modificado, afinal a violência dentro das instituições policiais (inclusive os abusos físicos ou morais) colabora para que os agentes da lei reproduzam esses abusos contra setores menos favorecidos da sociedade", conclui.

Publicidade



Por meio de nota, a assessoria de imprensa da Polícia Militar do Paraná informou que as TFM são utilizadas pelas forças de segurança pública em todo o mundo e que não há orientação proibitiva por parte da PM. "No entanto, a PM destaca que estas canções não determinam a formação e nem a conduta de atuação dos policiais militares nas ruas diariamente", continua a nota.


A manifestação conclui que a Polícia militar se pauta pela "atuação de policiamento comunitário, em consonância com os Direitos Humanos e de absoluto respeito à dignidade da pessoa humana".

(Atualizado às 16:55)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade