Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Em Londrina

Após expulsão, PDT quer mandato de vereador

Loriane Comeli - Redação Bonde
28 jul 2010 às 17:55
Joel Garcia teria descumprido determinação do partido - CML
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A executiva local do Partido Democrático Trabalhista (PDT) vai solicitar ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) o mandato de vereador hoje exercido pelo vereador Joel Garcia. O motivo é a expulsão do parlamentar da legenda, que ocorreu em 6 de julho, por infidelidade partidária. A resolução sobre a expulsão foi publicada em 13 de julho.

Com isso, em razão de entendimento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de que o mandato pertence ao partido e não ao candidato eleito, Garcia poderá perder o mandato de vereador.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A expulsão se deu porque o vereador descumpriu termo de ajustamento de conduta no qual se comprometia a obedecer as decisões partidárias. Mesmo assim, votou contra projeto de lei que regulamentava em Londrina as parcerias público-privadas (PPPs).

Leia mais:

Imagem de destaque
Incentivo para participar das eleições

TRE-PR e Câmara de Londrina se unem para incentivar participação nas eleições

Imagem de destaque
Segunda discussão

Câmara de Londrina aprova espaço para agentes de endemias nas UBSs

Imagem de destaque
Vereadora foi internada na quarta

Juiz concede liminar e suspende audiências da CP que apura denúncia contra Mara Boca Aberta

Imagem de destaque
Decisão polêmica

Professor foi deixado de lado no processo educacional, diz especialista sobre uso do ChatGPT em SP


O secretário do PDT Claudinei Stachetti disse que o partido encaminhou ao vereador, via aviso de recebimento, o comunicado da expulsão, mas o documento não foi recebido. "Agora estamos providenciando a notificação por meio do cartório e, em seguida, haverá a publicação em jornal de circulação local", disse ao Bonde Stachetti.

Publicidade


"O vereador poderá se defender do pedido de perda do mandato, mas hoje ele não tem mais partido", acrescentou o secretário do PDT.


Outro lado

Publicidade


O vereador Joel Garcia disse que não há "justa causa" para sua expulsão uma vez que o partido teria determinado que os veradores pedetistas deveriam votar favoravelmente a todos os projetos do Executivo. "Isso não é democrático", disse em entrevista à Rádio Paiquerê AM.


O vereador também criticou os líderes partidários. "O processo de expulsão não é tão fácil assim como querem alguns 'ditadorezinhos' do PDT. O estatuto do partido e o rito de expulsão nao estão sendo seguidos. Ainda nem fui notificado".

Garcia também disse que a expulsão é motivada por ele ser um crítico da administração de Homero Barbosa Neto. "Eles querem me tirar do partido porque eu sou um crítico e uma pessoa correta e estou atrapalhando planos de dirigentes do PDT", afirmou. "Não vou perder meu mandato. Não existe justa causa para a expulsão".


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade