Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Remuneração superior

Câmara de Londrina mantém veto ao salário de ouvidor do Legislativo

Douglas Kuspiosz - Especial para a Folha
22 mar 2024 às 09:45
- Fernando Cremonez/CML
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Os vereadores de Londrina aprovaram o veto parcial do prefeito Marcelo Belinati (PP) ao PL (Projeto de Lei) n° 19/2024, que fez uma minirreforma administrativa na CML (Câmara Municipal de Londrina) ao alterar a Lei Municipal nº 10.440/2008, que trata da estrutura dos cargos comissionados do Legislativo.


O texto foi sancionado e criou as diretorias Administrativo-Financeira e de Comunicação e Mídias, mas, acatando a recomendação do MPPR (Ministério Público do Paraná), Belinati vetou a remuneração do cargo de ouvidor. 

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O argumento é que o salário da função, estimado em R$ 14,7 mil, é superior aos R$ 11,3 mil que o ouvidor da Prefeitura de Londrina recebe. Essa diferença estaria em contrariedade com a Constituição Estadual e Federal, pois não é permitido que os vencimentos de cargos do Legislativo e do Judiciário sejam superiores aos pagos pelo Executivo. 

Leia mais:

Imagem de destaque
Ex-procurador

Deltan Dallagnol diz que não está inelegível e articula se lançar a prefeito de Curitiba

Imagem de destaque
Eleições 2024

Pré-candidatura de Turini a Prefeitura de Londrina deve ser 'vitrine' do MDB no Paraná

Imagem de destaque
Tração animal

Vereadores votam contra Projeto de Lei que proíbe carroças em Londrina

Imagem de destaque
Comemoração

Festa de 94 anos de Sarney reúne ministros e líderes do Congresso em Brasília


Na última segunda-feira (18), a Comissão de Justiça, Legislação e Redação, acompanhando a análise da Procuradoria Legislativa, votou pela derrubada do veto. O argumento é que o cargo da Câmara exige ensino superior e conhecimento da estrutura da CML, ao passo que não há essa exigência para a função da Prefeitura.

Publicidade


“Como se vê, os requisitos de ingresso de um cargo e de outro são, portanto, diversos, e isso diferencia os cargos, pois um cargo é necessariamente de nível superior e outro não: isto é o que justifica a diferenciação remuneratória entre os cargos”, cita a análise técnica.


Apesar disso, os vereadores seguiram o pedido do presidente da CML, Emanoel Gomes (Republicanos), e mantiveram o veto. Ele lembra que a Ouvidoria já está criada no Legislativo e que o veto era exclusivo à remuneração da função.


“Foi esse o questionamento, foi feito o veto e nós acatamos. Acho que não vamos entrar nesse mérito aí, embora o nosso ouvidor, nós especificamos bem, não pode assumir qualquer pessoa, de fato ela tem que ter nível superior e tem que ter algumas especificidades para assumir o cargo”, afirma Gomes, que adianta que será apresentado um novo PL “arrumando a questão do valor”.


Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA:


Imagem
Câmara mantém veto ao salário de ouvidor do Legislativo
Vereadores de Londrina mantêm veto ao salário de ouvidor do Legislativo e discutem criação de novo projeto para regulamentar a remuneração.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade