Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Após término de luto oficial

Cármen Lúcia inicia conversas informais sobre futuro da Lava Jato no STF

Agência Brasil
23 jan 2017 às 20:50
- Marcelo Camargo/Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Terminado o período de luto oficial pela morte do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki, a presidente da Corte, Cármen Lúcia, começou nesta segunda-feira (23) a fazer consultas informais aos colegas ministros sobre o futuro da Operação Lava Jato no STF.

Em conversas reservadas, a ministra busca uma solução consensual para encontrar um substituto para relatar os processos da operação, que estavam sob a responsabilidade de Teori, morto na semana passada em um acidente de avião em Paraty (RJ).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Além de procurar alguns ministros informalmente, Cármen Lúcia foi ao gabinete de Teori conversar com servidores e os juízes auxiliares do ministro sobre o andamento do processo de homologação das delações de executivos da empreiteira Odebrecht. Segundo os auxiliares, a análise dos depoimentos está avançada. Teori estava prestes a homologar os depoimentos. A decisão estava prevista para fevereiro.

Leia mais:

Imagem de destaque
Regularização do cadastro

Fórum Eleitoral inicia atendimento em horário estendido no Paraná

Imagem de destaque
Insatisfação

Estudo mostra desconfiança no mundo em relação à democracia

Imagem de destaque
Impulsionamento ilegal

Supremo mantém decisão do TSE que multou Bolsonaro

Imagem de destaque
Manifestações

Bolsonaro quer replicar atos pelo Brasil, e aliados devem manter Moraes na mira


Trabalho suspenso

Publicidade


Com a morte do ministro, o trabalho dos juízes auxiliares e dos funcionários com os documentos da Odebrecht foi suspenso, já que eles executavam as tarefas com autorização delegada por Teori. Após o trágico acidente, a delegação para executar os trabalhos cessou, o que impede a continuidade da análise.


Em função do período de recesso na Corte, que termina na semana que vem, Cármen Lúcia poderá conceder uma autorização temporária para que os servidores voltem a atuar nos processos da Lava Jato. No entanto, não há previsão sobre quando a medida será tomada.

Publicidade


Além de resolver a questão emergencial sobre a retomada do andamento da Lava Jato, a presidente do STF precisa decidir sobre a redistribuição das ações a outro integrante da Corte. No entanto, ainda há dúvidas se a distribuição será feita entre todos os integrantes do STF ou somente entre os ministros da Segunda Turma, colegiado do qual Teori fazia parte. O regimento interno do Supremo autoriza as duas possibilidades.


Janot

Em conversa reservada, Cármen Lúcia recebeu o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, para uma audiência no fim da tarde. Janot é o chefe das investigações da força-tarefa de procuradores que atua na Lava Jato. Oficialmente, o encontro foi justificado para "prestar condolências oficiais".


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade