Quarta-feira, 26 de Abril de 2017
16/01/2013 17:29
Renata Bueno

Ex-vereadora quer ser deputada na Itália

Depois de ser derrotada nas eleições municipais de Curitiba para o cargo de vereadora em outubro de 2012, Renata Bueno (PPS) pode se tornar parlamentar na Itália. A ex-vereadora concorre ao cargo de deputada do país europeu para representar os imigrantes italianos e brasileiros com cidadania italiana que vivem no Brasil e demais países da América do Sul.

País com regime parlamentarista, que adota a liderança do primeiro-ministro para o país – no lugar do presidente, como é o caso do Brasil – a Itália deixa para os imigrantes elegerem representantes que residam fora do território. Esses candidatos podem ser tanto italianos que tenham residência fora do país europeu ou nascidos em outra nação, mas que tenham cidadania italiana.

Este é o caso de Renata Bueno que concorre para o cargo pela sigla União Sul-Americana de Emigrantes Italianos (USEI). "Pensando em um mundo globalizado é importante tanto para brasileiros, quanto italianos e imigrantes que o Brasil tenha representantes no parlamento Italiano".


Nas eleições, serão eleitos quatro deputados e dois senadores para representar os cidadão daquele país que vivem na América do Sul. Renata diz que, na atual legislatura, somente um brasileiro, que é italiano e vive em São Paulo, representa essa classe de pessoas que residem no país. "No Brasil ainda estamos engatinhando. Quem mais representa a região hoje são os italianos da Argentina, porque são mais organizados", diz Renata.

No Paraná e em Santa Catarina, que possuem um consulado para representar o país nos dois estados, são cerca de 50 mil pessoas que poderão votar – somente os italianos e quem têm a cidadania poderá votar, e não os que vivem na Itália. Em Londrina, a comunidade com eleitores é de três mil pessoas. Os eleitores receberão as cédulas em casa a partir do dia 6 de fevereiro e terão até o dia 20 para entregar ao consulado a cédula preenchida.
Rodrigo Batista - Redação Bonde
comentários
Abaixo, usuários do Facebook que interagiram com as notícias no Bonde
Plugin gerado com dados do Facebook com a App - Última atualização: 26/04/2017 10:15
Continue lendo
Veja mais e a capa do canal
Hospedado pela: