Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Procurador-geral de Justiça

Governador Ratinho Junior recebe lista tríplice do Ministério Público

Douglas Kuspiosz - Especial para a Folha
19 mar 2024 às 09:30
- Divulgação/Ministério Público do Paraná
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O governador Ratinho Junior (PSD) recebeu nesta segunda-feira (18) a lista tríplice com as indicações para o cargo de procurador-geral de Justiça do MPPR (Ministério Público do Paraná) para o biênio 2024-2026. 


O documento foi entregue pelo atual procurador, Gilberto Giacoia. A eleição para o cargo ocorreu no dia 14 de março e registrou a participação de 780 membros da instituição. Os três mais votados foram Francisco Zanicotti (418 votos), Ivonei Sfoggia (374 votos) e Mauro Sérgio Rocha (331 votos).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


As Constituições Federal e Estadual determinam que o governador tem a atribuição de escolher o novo chefe do MPPR entre os nomes que compõem a lista tríplice.

Leia mais:

Imagem de destaque
Histórico

TSE tem duas ministras negras na bancada do plenário pela primeira vez na história

Imagem de destaque
Ministro Marques

Relator libera processos que podem levar Moro à cassação para julgamento no TSE

Imagem de destaque
Texto segue para o Senado

Caso Joca: Câmara dos Deputados aprova PL que exige oferta de serviço para rastrear pets em voos

Imagem de destaque
Intenção de votos

Institutos financiaram quase metade das próprias pesquisas eleitorais


No dia 11, antes da votação, a APMP (Associação Paranaense do Ministério Público) e a Conamp (Associação Nacional de Membros do Ministério Público) encaminharam um ofício ao governador solicitando que o candidato mais votado seja nomeado procurador-geral de Justiça. 

Publicidade


“As entidades representativas de classe têm assumido historicamente o compromisso de defender a escolha do candidato mais votado nas eleições para a composição da lista tríplice”, diz o ofício.


Desde seu primeiro mandato, Ratinho Junior tem nomeado sempre o candidato mais votado na lista tríplice. Foi assim com Giacoia, eleito em 2020 e reeleito em 2022. A tradição também foi mantida quando Beto Richa (PSDB) era governador, com a nomeação e recondução de Ivonei Sfoggia (2016-2020). 

Publicidade


O resultado da lista tríplice não foi seguido em apenas três oportunidades, durante mandatos do ex-governador Roberto Requião (PT). 


Em 1992, tomou posse Luiz Carlos Delazari, mas o mais votado foi Luiz Chemin Guimarães; em 2004 e 2006, Requião nomeou e reconduziu Milton Riquelme de Macedo, mas os eleitos foram Tereza Uille Gomes e Olympio de Sá Sotto Maior Neto, respectivamente.


Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA:


Imagem
Governador recebe lista tríplice do Ministério Público
O governador Ratinho Junior recebeu a lista tríplice com as indicações para o cargo de procurador-geral de Justiça do MPPR, e deve escolher um dos três candidatos mais votados. Saiba mais sobre o processo e as atribuições do procurador-geral de Justiça.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade