Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Ajuste fiscal

Ilhados na Ópera de Arame, vereadores de Curitiba aprovam "pacotaço

Mariana Franco Ramos/Grupo Folha
26 jun 2017 às 16:49
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Em sessão transferida para a Ópera de Arame, vereadores de Curitiba aprovaram nesta segunda-feira (26) os quatro projetos de lei do ajuste fiscal do prefeito Rafael Greca (PMN). No primeiro deles, que altera a previdência dos servidores públicos municipais, aumentando gradativamente a contribuição, foram 25 votos favoráveis, nove contrários e uma abstenção. Membros da oposição, Professora Josete (PT) e Goura (PDT) se retiraram para não participar do que chamaram de "espetáculo de cartas marcadas". Eles voltaram em alguns momentos para discursar. A segunda e derradeira votação está prevista para ocorrer na terça-feira (27).

A plenária começou às 9h15, no teatro, localizado no bairro São Lourenço, a aproximadamente sete quilômetros da Câmara Municipal (CMC), e se estendeu para depois das 13 horas. O lugar amanheceu cercado por policiais militares, que só permitiam a entrada de pessoas autorizadas. Todas eram revistadas. A transferência foi definida na sexta-feira (23) passada, em reunião extraordinária, convocada com duas horas de antecedência. O presidente da Casa, Serginho do Posto (PSDB), contou que atendia a uma solicitação do secretário de segurança pública do Paraná, Wagner Mesquita. A ideia era evitar "confrontos" como o verificado na última semana, quando quatro trabalhadores ficaram feridos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Repressão

Leia mais:

Imagem de destaque
Eleições

Google passará a vetar anúncio político em buscas e YouTube após regra eleitoral do TSE

Imagem de destaque
PL das cobaias

Senado aprova projeto que regula pesquisa com seres humanos

Imagem de destaque
Entenda

Após indiciamento de Bolsonaro, PGR pede mais apuração sobre fraude em cartão de vacina

Imagem de destaque
Uma bagunça

CPI das Apostas tem senador pedindo zagueiros, gol de Deyverson e mais


Os vereadores se reuniram no palco, enquanto assessores e jornalistas se concentravam em "camarotes" no piso superior. Impedidos de participar, funcionários públicos protestaram em frente à Pedreira Paulo Leminski, que fica ao lado, com faixas, apitos e megafones. Houve embate e, por diversas vezes, o clima ficou tenso. A Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária (Sesp) não informou o efetivo, mas parlamentares estimaram em mais de três mil. Já o número de manifestantes, de acordo com a pasta, era 3,5 mil. Um helicóptero da Polícia Militar (PM) sobrevoava o local. Do "plenário" improvisado, era possível observar bombas de efeito moral sendo atiradas.

Publicidade


Conforme a Sesp, seis pessoas ficaram feridas, sendo um manifestante, que teve ferimento na perna, e cinco policiais, com pedradas. Um deles foi encaminhado ao Hospital Evangélico. A assessoria de imprensa da Secretaria também disse que deteve três pessoas: por carregar spray de pimenta, por portar cocaína e por desrespeitar a área disponível para a imprensa e assessores. Esse último teria desacatado os policiais e usado de força.


O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba (Sismuc), contudo, relatou que dez trabalhadores precisaram ser hospitalizados e que inúmeros outros tiveram escoriações, ferimentos ou passaram mal, atingidos por balas de borracha, spray de pimenta e bombas de gás lacrimogêneo. Com o encerramento da sessão, os servidores se dirigiram para a sede da prefeitura, no Centro Cívico. Eles aprovaram a continuidade da greve e prometem novas mobilizações.

Publicidade


Votação


Apesar do clima tenso, a maioria dos assentos da Ópera ficou desocupada. Somente um pequeno grupo conseguiu liberação para assistir à sessão. Além da reforma na previdência, que inclui aumento da contribuição pelos servidores, o "pacotaço" aprovado em primeiro turno abrange: a suspensão da data-base e dos planos de carreira (26 votos "sim" e dez "não"); o leilão de dívidas da prefeitura (27 votos a quatro) e a criação de uma lei de responsabilidade fiscal do município (27 a dez). As medidas tramitam em regime de urgência e, por essa razão, trancam a pauta. O Executivo justifica que o ajuste é necessário para colocar as finanças da administração em dia.


"Ninguém queria viver esse momento. Mas estamos tomando um remédio amargo que, lá na frente, vai beneficiar a todos, inclusive os servidores", opinou Pier Petruzziello (PTB), líder do prefeito. "Não podemos pensar só num grupo pequeno. Temos que pensar em toda a cidade. Tanto o servidor é fundamental como o gerador de renda da empresa que está fechando (...) O efetivo assusta, mas todos vão sair vivos e sem machucados", completou.

"A transferência da sessão da Casa do Povo para um centro cultural onde acontece arte é o absurdo do absurdo. Esse contingente policial deveria é estar nos bairros, combatendo a criminalidade", afirmou o vereador Mestre Pop (PSC). "Dizem que é para garantir a segurança do servidor. Não é. É para garantir a segurança dos vereadores. A segurança que os servidores querem é a permanência dos seus direitos, conquistados com muita luta", acrescentou.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade