Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Escola do Legislativo

Inscrições para Câmara Mirim vão até sexta-feira

Redação Bonde com assessoria de imprensa
15 nov 2017 às 16:43
- Devanir Parra/CML/Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

As inscrições para o programa Câmara Mirim vão até esta sexta-feira (17). Caso o número de escolas inscritas sejam superior ao número de cadeiras, o Legislativo fará um sorteio para definir as escolas que vão participar das atividades do programa. Os futuros vereadores mirins (titulares e suplentes) deverão ser eleitos até o final deste mês para que possam ser diplomados ainda este ano, durante a última sessão ordinária da Câmara de Vereadores (19 de dezembro) e exerçam a vereança, com mandato de um ano, durante 2018.

"Decidimos iniciar os trabalhos da Escola do Legislativo com a composição da Câmara Mirim para atuar na base, contribuir na formação de crianças e adolescentes com senso crítico sobre o papel do Poder Legislativo. Com certeza os vereadores mirins serão disseminadores do conhecimento junto aos seus colegas e familiares", explicou o presidente da Câmara de Vereadores, Mário Takahashi (PV). As dúvidas sobre o regulamento da Escola do Legislativo/Programa Câmara Mirim devem ser encaminhadas para [email protected].

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Papel do vereador

Leia mais:

Imagem de destaque
Incentivo para participar das eleições

TRE-PR e Câmara de Londrina se unem para incentivar participação nas eleições

Imagem de destaque
Segunda discussão

Câmara de Londrina aprova espaço para agentes de endemias nas UBSs

Imagem de destaque
Vereadora foi internada na quarta

Juiz concede liminar e suspende audiências da CP que apura denúncia contra Mara Boca Aberta

Imagem de destaque
Decisão polêmica

Professor foi deixado de lado no processo educacional, diz especialista sobre uso do ChatGPT em SP


"Quantas vezes vocês tiveram que explicar o papel do vereador", perguntou a secretária Municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, aos parlamentares londrinenses durante cerimônia da Câmara Municipal para lançamento na tarde de terça-feira (14) do programa Câmara Mirim, que será coordenado pela Escola do Legislativo.

Publicidade


"As pessoas não conhecem como funciona o Poder Público e o melhor jeito de resolver isso é promover a educação política. Este projeto [Câmara Mirim] representa uma iniciativa muito importante para a vida da cidade porque educação é sempre o caminho, e educação política é fundamental", disse Maria Tereza em apoio a iniciativa do Legislativo que pretende já em 2018 dar posse a 18 vereadores mirins e seus suplentes, eleitos este ano entre os alunos do 5º ao 9º ano de escolas púbicas e particulares de Londrina.


Opinião semelhante tem a professora Luzia Alves, assistente da chefia do Núcleo Regional de Ensino (NRE) que aposta na proposta como diferencial muito importante no relacionamento entre Câmara de Vereadores e a população e, neste caso, com a comunidade acadêmica, carente de formação na área política.

Publicidade


"Acreditamos ser relevante integrar o Poder Legislativo e as nossas instituições de ensino, com ações que promovam consciência política e fortalecimento da Democracia", disse a representante do Núcleo para em seguida, ao lado da secretária de Educação e do presidente da Câmara de Vereadores, Mario Takahashi (PV) assinarem o Termo de Compromisso na difusão de informações do edital que regulamenta o Programa Câmara Mirim - edição 2018, disponível no site da Câmara Municipal de Londrina.


Escola do Legislativo - O Programa Câmara Mirim já conta com uma agenda de intensas atividades até dezembro de 2018, sendo o primeiro projeto da Escola do Legislativo, criada por meio da Resolução nº 116/2017 de setembro deste ano. De acordo com a Resolução, são eixos de atuação da Escola do Legislativo a Formação e aperfeiçoamento profissional de agentes públicos; Pesquisa e produção de conhecimento; Promoção de ações culturais e de inclusão social e Educação política e fortalecimento da cidadania. É justamente esta última diretriz que prevê a criação da Câmara Mirim e posteriormente o desenvolvimento de ações na área do Parlamento Jovem além de programas de visitas orientadas ao prédio da Câmara de Vereadores e também o inverso, quando os integrantes do Legislativo visitarão as escolas do Município.


"Considero que o principal ponto da Escola do Legislativo é transmitir conhecimento ao cidadão para que ele entenda como funcionam os órgãos públicos, interaja com a esfera política e conheça a importância da sua participação", lembra Mario Takahashi. É dele ainda a avaliação de que grande parcela da sociedade não conhece o papel dos agentes políticos e dos órgãos públicos, em especial do Poder Legislativo e, portanto, muitas vezes as críticas acabam se caracterizando como desabafos e não têm efetividade.

"Mas isso também é culpa do Poder Público que não investiu ou teve interesse em levar informação à população. Hoje a nossa lógica de trabalho é diferente. Queremos contribuir com a formação do cidadão, para que ele exerça uma cidadania plena, compreenda como fazer críticas e conheça os caminhos para uma participação efetiva na área política", pontua Takahashi.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade