Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
"Desfigurado"

Juízes e procuradores protestam contra mudanças em pacote anticorrupção

Mariana Franco Ramos - Grupo Folha
01 dez 2016 às 17:33
- Mariana Franco Ramos/Grupo Folha
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Um grupo de aproximadamente 100 juízes e procuradores realizou um ato em frente à sede da Justiça Federal do Paraná (JFPR), em Curitiba, na tarde desta quinta-feira (1°), para protestar contra as mudanças no pacote anticorrupção. O projeto de lei 4850/2016, com diversas emendas, foi aprovado na madrugada de ontem pela Câmara, devendo passar ainda pelo Senado.

Entre os presentes estavam membros do Ministério Público Federal (MPF), como o coordenador da força-tarefa da Lava Jato, Deltan Dallagnol, e a procuradora-chefe do MPF, Paula Cristina Conti Thá. O juiz federal Sérgio Moro, responsável por julgar os processos da operação em primeira instância e que trabalha no local, viajou a Brasília, com o objetivo de entregar aos senadores sugestões de alterações no texto.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


O vice-presidente da Associação Paranaense dos Juízes Federais (Apajufe), Nicolau Konkel Junior, leu um manifesto, assinado por todos os magistrados, em que eles criticam fortemente a forma como se deu a votação na madrugada de anteontem. Segundo Konkel, os parlamentares se aproveitaram do luto dos brasileiros para fazer "revanchismo". "O resultado é exatamente um projeto pró-corrupção, e num momento de maior dificuldade do país, em que o país estava de luto por conta do acidente aéreo. Tem todos os ares de retaliação, sem dúvida nenhuma", opinou.

Leia mais:

Imagem de destaque
Em busca de alianças

Beto Richa diz que falou com Bolsonaro sobre entrar no PL e que resistência no partido surpreendeu

Imagem de destaque
Em caso de golpe de estado

Comandante do Exército ameaçou prender Bolsonaro, diz ex-chefe da Aeronáutica

Imagem de destaque
Vai passar por audiência pública

Lei de Preservação do Patrimônio Cultural avança na Câmara de Londrina

Imagem de destaque
Eles não cansam

Bolsonarismo imita direitas latinas e tenta emplacar nos EUA denúncia de perseguição

A principal crítica é contra o chamado abuso de autoridade, que lista situações em que juízes e promotores poderão ser processados, com pena de seis meses a dois anos de reclusão. "Amanhã teremos uma magistratura e um Ministério Público amedrontados e nada acontecerá. Agora, é isso que a população espera? Óbvio que não. Quando se reivindica a manutenção dessas prorrogativas, e não a ameaça de processamento por crimes, é exatamente para que se tenha a liberdade e a possibilidade de agir sem uma espada o tempo todo apontada em nossas gargantas, pronta para nos cortar", completou o vice-presidente da Apajufe.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade