Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Segundo turno

Justiça Eleitoral envia novas urnas eletrônicas para votação no exterior

Agência Brasil
16 out 2022 às 18:20
- Tânia Rêgo/Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Justiça Eleitoral iniciou o envio de 220 novas urnas eletrônicas que serão utilizadas pelos eleitores brasileiros que estão no exterior durante o segundo turno, que será realizado em 30 de outubro. A tarefa é do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Distrito Federal, órgão responsável pelas zonas eleitorais fora do país. 


Os equipamentos vão substituir 95 urnas que apresentaram defeito no primeiro turno. Também serão distribuídas para as seções localizadas fora do Brasil mais 125 urnas de contingência. As máquinas ficarão reservadas para substituição no caso de problemas de funcionamento. A medida evitará o uso de cédulas de papel, medida que poderia atrasar a apuração dos resultados.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


As urnas começaram a ser distribuídas na quinta-feira (13) e serão entregues pela empresa de logística DHL em seções eleitorais localizadas na Alemanha, Austrália, Áustria, no Canadá, na Espanha, nos Estados Unidos, no Japão, em Portugal, na Inglaterra, em Moçambique, na Nova Zelândia e Suíça.

Leia mais:

Imagem de destaque
Polêmica

Regulação do streaming retoma guerra contra PL das Fake News após reação da oposição

Imagem de destaque
Cassação?

TSE inicia julgamento de ação contra Moro em cenário favorável para senador

Imagem de destaque
Já recebeu parecer favorável

Projeto que institui diárias na Câmara de Londrina deve ser votado após as eleições

Imagem de destaque
Entenda

Londrina: Câmara quer saber onde está dinheiro que deveria ter ido para Marco Zero


Eleitores no exterior

Publicidade


De acordo com a legislação eleitoral, os eleitores brasileiros que estão no exterior votarão somente para presidente da República.


Nas eleições de 2022, mais de 697 mil pessoas estão aptas a votar em outros países, número que representa um aumento de 39,21% em relação a 2018. A votação ocorre em 100 países. Cerca de 990 urnas eletrônicas foram enviadas às seções eleitorais.


Os locais que concentram a maior quantidade de brasileiros aptos ao voto no exterior são Lisboa, Miami e Boston, com 45.273, 20.189 e 37.159 eleitores cadastrados, respectivamente. Os países com o maior número de eleitores brasileiros são, respectivamente: Estados Unidos, Japão e Portugal.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade