Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Segundo turno

Justiça Eleitoral muda 205 locais de votação após ocupação de escolas no Paraná

Mariana Franco Ramos – Grupo Folha
21 out 2016 às 16:23
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Justiça Eleitoral informou nesta sexta-feira (21) que, em virtude do movimento de ocupação de colégios por estudantes secundaristas, precisou alterar 205 locais de votação no Paraná. As mudanças atingem 700.315 eleitores, das cidades de Curitiba, Ponta Grossa e Maringá, onde haverá segundo turno no dia 30 de outubro. Todas as escolas da rede estadual, ocupadas ou não, serão trocadas por instituições privadas, municipais, igrejas e outros estabelecimentos. Ao todo, 2.184 seções serão afetadas. Veja a lista completa aqui.

De acordo com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Luiz Fernando Tomasi Keppen, a operação provocou um adicional de R$ 3 milhões no custo original dos pleitos de 2016, que é de R$22,2 milhões, o que corresponde a um acréscimo aproximado de 15%. "Isso exigiu que começássemos um plano alternativo aos locais de votação, que se iniciou na quinta-feira da semana passada. Novos locais foram vistoriados e nós então tínhamos um prazo que era até hoje para colocarmos em prática esse plano", contou.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo o desembargador, a ação se fez necessária para garantir que a eleição aconteça sem transtornos. "Todos os eleitores [que inicialmente votariam em colégios estaduais] vão votar em locais próximos. Essa foi a nossa preferência. Nós também estabelecemos um contato com as prefeituras, para fazer um plano de mobilidade, no sentido de colocarmos ônibus entre o local anterior e o novo; evidentemente que não em todos, porque às vezes encontramos um lugar muito próximo", explicou.

Leia mais:

Imagem de destaque
Pode haver concorrência interna

Eleições 2024: pré-candidato à Prefeitura de Londrina, Turini se filia ao MDB

Imagem de destaque
Ilegalidade

Polícia investiga deputado estadual por 'operação policial' sem autorização em Curitiba

Imagem de destaque
Suspeitos presos

O que se sabe até agora sobre a morte de Marielle Franco

Imagem de destaque
STF

Moraes dá 48 horas para Bolsonaro explicar hospedagem em embaixada


Dos 205 locais provisórios, 146 ficam na capital paranaense, onde 533.733 pessoas serão afetadas pela mudança. Outros 32 estão em Maringá, que possui 102.526 nessa situação, e 27 em Ponta Grossa, com 64.056 afetados. O TRE optou por fazer os remanejamentos em todos os colégios ocupados porque, conforme Keppen, "novas invasões poderiam impactar a logística". "No primeiro turno, para se ter uma ideia, nós envolvemos aproximadamente 1,5 milhão [de pessoas] no trabalho. É algo que realmente demanda um esforço muito grande, de modo que não podemos correr riscos."

Publicidade


O tribunal também deve providenciar tendas, em parceria com o Exército Brasileiro, para que agentes capacitados forneçam informações sobre as trocas. "Servidores da Justiça Eleitoral, que têm uma qualificação especial, vão fazer o atendimento e dar o encaminhamento necessário", prosseguiu. O órgão está agendando, ainda, reuniões com representantes de coligações e partidos, para que todos auxiliem na divulgação dos novos locais.


A "Primavera Secundarista", como foi apelidada, acontece em 82 cidades, de 11 estados. Os alunos protestam contra a reforma no ensino médio, apresentada pelo presidente Michel Temer (PMDB-SP) em forma de medida provisória. O Paraná concentra em torno de 90% dos colégios ocupados. Conforme o balanço mais atualizado da União Paranaense dos Estudantes Secundaristas (Upes), já são 850 as escolas e 14 as universidades tomadas no Estado.

Publicidade


O eleitor poderá se informar sobre as mudanças pelos seguintes meios:


1) Aplicativo móvel "Onde Voto", disponibilizado pelo TSE;

Publicidade


2) Consulta direta no site do TSE;


3) Relação dos locais de votação disponível no site do TRE-PR;

4) Atendimento telefônico ao eleitor: (41) 3330-8880.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade