Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Sistema carcerário...

Não é preciso jogar em limbos quem já pagou pelos seus erros, diz Carmém Lúcia

Agência Estado
19 jun 2017 às 14:10
- Antonio Cruz/Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, criticou a situação do sistema carcerário brasileiro em palestra de lançamento da "Conferência Brasil para a Paz", no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ). Segundo ela, o País tem 650 mil pessoas presas e sem uma identificação precisa e em prisões superlotadas.

Durante a palestra a ministra foi alvo de um protesto de membros do movimento Comitê Volta Dilma, que passou toda a palestra com placas pedindo "STF anule o golpe" e "STF anule o impeachment". No fim do evento os manifestantes gritaram no auditório as mesmas palavras e acabaram sendo retirados do local sob vaias da plateia de advogados e juízes.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"O poder Executivo é responsável pela parte material e o Judiciário é responsável pela vida do preso. É errado dizer que a polícia prende e o juiz solta. Qualquer prisão e soltura é determinada pelo juiz. Temos saber quem está preso, por quanto tempo e em que condições. É um problema do Judiciário que por muito tempo não assumiu plenamente que precisa verificar essa situação", disse Cármen Lúcia.

Leia mais:

Imagem de destaque
Um ano de discussão

Proibição do uso de animais para tração de carroças em Londrina será votado na quinta

Imagem de destaque
Eleições

Google passará a vetar anúncio político em buscas e YouTube após regra eleitoral do TSE

Imagem de destaque
PL das cobaias

Senado aprova projeto que regula pesquisa com seres humanos

Imagem de destaque
Entenda

Após indiciamento de Bolsonaro, PGR pede mais apuração sobre fraude em cartão de vacina


A ministra mencionou medidas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para reduzir a lotação das penitenciárias, aumentar o apoio às vítimas de violência e a situação das mulheres nas cadeias. Entre elas, o aperfeiçoamento do banco nacional de mandados de prisão, para possibilitar que os juízes tenham acesso à situação dos presos. Ela citou Minas Gerais, que tem hoje 70 mil presos, déficit de 40% de vagas nas cadeias e 78 mil mandados de prisão pendentes que, se cumpridos, agravarão a situação que a presidente do STF descreveu como "condições de não humanidade".

Publicidade


"Todo ser humano é maior que seu erro. Não é preciso jogar em limbos ou buracos sociais pessoas que já pagaram pelos seus erros", afirmou a ministra.


Outro ponto destacado como missão do programa é a comunicação imediata dos mandados de prisão às famílias das vítimas de violência. Para a ministra, há uma dívida com a família dessas vítimas que ficam sem noticias do agressor e deixam de acreditar no Estado.

Publicidade


Carmen Lúcia mencionou ainda a readaptação da metodologia das Associações de Proteção e Assistência ao Condenado (Apacs) e a criação de mais duas, uma em Itaúna (MG) e uma em Fortaleza (CE), com foco em menores. A presidente do STF comentou a situação de presas grávidas, até pouco tempo algemadas em alguns casos. "Não se pode nascer um brasileirinho que nada fez dentro de uma penitenciária", afirmou.


Cármen Lúcia lembrou que o País vive um momento de crise, mas afirmou que essa palavra não a apavora. "Não me apavora nem um pouco a palavra crise. Até porque temos que discutir o que é crise. Você tem duas formas de ver a crise. Ou é algo momentâneo ou uma ruptura ao final de um processo evolutivo. Acaba-se um modelo e vem outro. (...) Vivemos um mundo em crise, um Brasil em crise e instituições precisando se repensar para dar a melhor resposta que o cidadão Brasil espera", disse.

Publicidade


Semana


Em uma semana que promete ser tensa para o STF, a ministra deixou o Tribunal de Justiça do Rio sem falar com a imprensa. Na terça, a Primeira Turma do STF analisará o pedido de prisão do senador Aécio Neves (PSDB-MG), apresentado pela Procuradoria-Geral da República (PGR). Os ministros também devem avaliar se mantêm ou não o afastamento de Aécio da atividade parlamentar.


Na quarta-feira o plenário da Corte vai julgar se o ministro Edson Fachin deve ser o relator da delação do Grupo J&F, holding da qual faz parte a JBS, com denúncias envolvendo o presidente Michel Temer.

Os 11 ministros também devem fazer uma discussão sobre qual é o papel do relator diante da homologação do acordo de colaboração premiada. A ideia é definir se o plenário pode alterar o pacote de delação fechada pelos donos da JBS com o Ministério Público Federal (MPF).


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade