Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Imbróglio...

Por falta de apoio, PT desiste da lista fechada na reforma política

Agência Estado
21 jun 2017 às 17:45
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O líder do PT na Câmara dos Deputados, Carlos Zarattini (SP), anunciou, nesta quarta-feira, 21, que o partido desistiu da proposta de voto em lista fechada no debate da reforma política. A justificativa é a falta de apoio de parlamentares de outras bancadas.

"Na nossa avaliação, nós não temos votos suficientes para aprovar esse sistema que a gente chama de pré ordenada. Então nós queremos insistir no sistema proporcional, que é o de lista aberta que temos hoje, no qual o eleitor além de escolher o partido, escolhe o candidato", disse referindo-se ao atual sistema de votação.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Ao explicar que o PT vai defender a manutenção do voto proporcional, Zarattini criticou outras propostas em discussão na Casa, como o chamado "distritão", no qual apenas os mais votados são eleitos, independentemente de partido ou coligação.

Leia mais:

Imagem de destaque
CPI das Apostas

'Se não tiver prova, Textor será banido do futebol brasileiro', diz senador Jorge Kajuru

Imagem de destaque
Análise

Lei para banir TikTok nos EUA pode inspirar Brasil contra Musk, diz professor

Imagem de destaque
Empresa especializada

Não há evidências de manipulação no Brasileiro de 2023, diz Sportradar

Imagem de destaque
Processo corre em sigilo

Deputado estadual do PL é denunciado por concussão e lavagem de dinheiro


"Vem crescendo uma proposta que visa a manter os atuais deputados, que é o chamado "distritão". Esse sistema não existe em nenhum lugar do mundo. Seria uma invenção brasileira. Isso pode parecer bom para o eleitor, mas esconde uma grande tramoia. O número de candidatos vai cair violentamente, só vão ser candidatos os que já são deputados e isso vai diminuir a renovação nesta Casa", argumentou.

Publicidade


O líder petista afirmou ainda que o PT negocia com a base aliada do governo para acelerar a votação da reforma política antes da apresentação de uma provável denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o presidente Michel Temer.


"No nosso modo de ver, ao chegar a denúncia na Câmara, nós vamos viver um momento de grande conturbação política. E é necessário que a gente tenha aprovado até outubro as regras das próximas eleições", disse.


Além do "distritão", o jornal O Estado de S. Paulo mostrou nesta quarta-feira, dia 21, que o presidente da República em exercício, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), negociam emplacar o voto distrital misto. A ideia é que o sistema seja aprovado até setembro deste ano e entre em vigor nas eleições de 2021.

Nesse sistema, o eleitor vota duas vezes: uma para candidatos no distrito e outra para a lista dos partidos. Uma metade das vagas vai para os candidatos eleitos por maioria simples. A outra é preenchida conforme o quociente eleitoral pelos candidatos da lista.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade