Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Cenário eleitoral

Pré-candidaturas à Prefeitura sinalizam eleição aberta em Londrina

Douglas Kuspiosz - Especial para a Folha
25 mar 2024 às 08:30
- Emerson Dias/N.Com
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Aos poucos, ainda em meio à janela partidária, o cenário eleitoral de Londrina vai ficando mais claro. 


Um movimento importante na última semana foi o anúncio, feito pelo prefeito Marcelo Belinati (PP), de que a secretária de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, é sua pré-candidata à sucessão. Mas, desde o último mês, os possíveis postulantes ao cargo de prefeito estão ficando mais consolidados.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O presidente da Cohab-Ld (Companhia de Habitação de Londrina), Bruno Ubiratan, se filiou ao PL e hoje é o pré-candidato da legenda, que tem o deputado federal Filipe Barros como liderança na cidade. O deputado federal Diego Garcia, presidente do Republicanos de Londrina, é pré-candidato pela agremiação; ainda entre os federais, a deputada Luísa Canziani (PSD) mantém sua vontade de concorrer em outubro.

Leia mais:

Imagem de destaque
Ex-procurador

Deltan Dallagnol diz que não está inelegível e articula se lançar a prefeito de Curitiba

Imagem de destaque
Eleições 2024

Pré-candidatura de Turini a Prefeitura de Londrina deve ser 'vitrine' do MDB no Paraná

Imagem de destaque
Tração animal

Vereadores votam contra Projeto de Lei que proíbe carroças em Londrina

Imagem de destaque
Comemoração

Festa de 94 anos de Sarney reúne ministros e líderes do Congresso em Brasília


A situação dos pessedistas, que contam com a liderança do governador Ratinho Junior, ainda é incerta, uma vez que os deputados estaduais Tiago Amaral e Cloara Pinheiro podem ser escolhidos para concorrer pelo PSD.

Publicidade


Outra mudança importante nos últimos dias foi a anuência estadual e federal que o deputado Tercílio Turini recebeu para deixar o PSD. A tendência é que ele se filie ao MDB, também com o objetivo de concorrer à Prefeitura.


Para além de Maria Tereza e Ubiratan, outro nome da gestão municipal que se mantém como pré-candidato é o vice-prefeito João Mendonça (Podemos), mesmo sem o apoio expresso de Belinati.

Publicidade


Também já anunciaram pré-candidaturas a vereadora Mara Boca Aberta, pelo Avante; o professor André Trindade, pelo União Brasil; o ex-comandante do 5° BPM, coronel Nelson Villa, pelo PSDB, apesar de ainda não ter se filiado; o ex-prefeito Barbosa Neto (PDT); o ex-vereador Rodrigo Gouvêa (PV); e a educadora Isabel Diniz (PT).


A advogada eleitoral Fernanda Viotto explica que a janela partidária - que começou no último dia 7 e segue até 5 de abril - é o momento em que o cenário dos municípios fica mais claro. É nela que os vereadores - no caso das eleições municipais - podem trocar de partido sem perder o mandato. E essas mudanças também dão a tônica da disputa majoritária.


Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA:


Imagem
Pré-candidaturas sinalizam eleição aberta em Londrina
O cenário eleitoral de Londrina começa a ficar mais claro com as pré-candidaturas anunciadas. Saiba quem são os possíveis postulantes ao cargo de prefeito e as alianças políticas em andamento.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade