Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Duplo expediente

Prefeito e secretário de Saúde acatam recomendação do MP

Edson Ferreira - Grupo Folha
16 jan 2017 às 18:31
- Arquivo FOLHA
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati (PP), e o secretário municipal de Saúde, Luiz Soares Koury, cumpriram a recomendação da Promotoria de Defesa do Patrimônio Público e Koury passará trabalhar em tempo integral, conforme exige a lei federal 8.080/1990, que regulamenta o Sistema Único de Saúde (SUS). Desde que foi contratado, o secretário dava expediente pela manhã e, à tarde, atendia pacientes em seu consultório particular. A recomendação, assinada pelo promotor Renato de Lima Castro, foi encaminhada na última quarta-feira (11).

O procurador-geral do município, João Luiz Esteves, disse que a "lei do SUS é clara" ao exigir o trabalho em tempo integral de quem ocupa cargo de chefia, direção ou assessoramento. Questionado se Koury passaria a dar expediente pela manhã e à tarde, o procurador afirmou que "será no horário de funcionamento do órgão". No site da prefeitura, consta que o horário de atendimento da Secretaria de Saúde é das 8 às 18 horas. Em todos os demais órgãos da administração direta, o horário de expediente é das 12 às 18 horas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Em entrevista ao Grupo Folha, Koury confirmou que permanecerá à frente da Secretaria de Saúde e disse que na resposta à recomendação – que em caso de descumprimento previa a possibilidade de ação por improbidade administrativa – o município pediu orientação sobre o cumprimento da recomendação administrativa.

Leia mais:

Imagem de destaque
No Rio de Janeiro

Bolsonaro exalta Musk, e ato eleva ataques a Moraes e Pacheco com retórica sobre trama golpista

Imagem de destaque

Após decisão judicial, Comissão Processante vai esperar alta médica para ouvir Mara Boca Aberta

Imagem de destaque
Incentivo para participar das eleições

TRE-PR e Câmara de Londrina se unem para incentivar participação nas eleições

Imagem de destaque
Segunda discussão

Câmara de Londrina aprova espaço para agentes de endemias nas UBSs


Koury afirmou que "a lei será cumprida, como sempre fiz, mas esperamos agora um retorno do promotor para saber qual é o horário que eu devo cumprir, se é o horário de expediente da Secretaria, se é o horário dos postos de saúde, ou das UPAs". De acordo com ele, a lei não fala em dedicação exclusiva no cargo de secretário, "então qual é a interpretação que devemos dar a essa dedicação integral", questionou. "Na condição de homem público, tenho consciência que devo prestar contas e posso te dizer que a recomendação será acatada."

O médico pretende tirar férias da sua clínica a partir da semana que vem, para se dedicar apenas à pasta, enquanto aguarda a resposta do Ministério Público (MP).


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade