Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Briga judicial

Professora rejeita acordo e fim de processo de Filipe Barros fica para 2018

Luís Fernando Wiltemburg - Redação Bonde
08 dez 2017 às 12:59
- Devanir Parra/Divulgação CML
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Ficou sem acordo o processo que o Filipe Barros (PRB) move contra a professora Juliana Martins, na audiência de instrução realizada na quarta-feira (6) no juizado Especial Cível de Londrina. Para o vereador, a professora, que é ativista social pelas causas de minorias, ofendeu sua honra em comentários feitos em uma publicação no Facebook. Já a defesa afirma que a professora apenas exerceu seu direito à liberdade de expressão ao criticar um homem público. Juliana também processa Filipe por uso indevido de imagem e por considerar que o parlamentar distorceu suas palavras ao criticá-la em outra ocasião, na mesma rede social.

Na postagem que deu origem ao processo do vereador contra a professora, Juliana reproduz uma reportagem sobre a investigação por parte da Justiça Eleitoral sobre possível compra de votos nas eleições de 2016 - a investigação já foi arquivada.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Para o advogado de acusação, Vinícius da Silva Borba, a professora transgrediu a liberdade de expressão e feriu a honra de Filipe ao descrevê-lo como uma pessoa preconceituosa. "Não é porque alguém é contra o casamento entre duas pessoas do mesmo sexo que ela é homofóbica. Do mesmo jeito, o fato de alguém ser contrário às cotas raciais não significa que ele seja racista", exemplifica o advogado, em contrapartida aos comentários de Juliana.

Leia mais:

Imagem de destaque
Partida suspeita

CPI aprova convite a árbitros e presidentes do Tombense e do Londrina por jogo de 2023

Imagem de destaque
Reunião anual

É preciso engajar o jovem no debate político, diz presidente da CNBB

Imagem de destaque
Um ano de discussão

Proibição do uso de animais para tração de carroças em Londrina será votado na quinta

Imagem de destaque
Eleições

Google passará a vetar anúncio político em buscas e YouTube após regra eleitoral do TSE


Já o advogado de defesa, Thalles Takada, diz que Juliana, por ser feminista e ativista atuante, tem certo destaque e considera que o vereador proessa apenas alguns desafetos. "Ela faz críticas políticas e critica alguns políticos. Ela fez comentários em uma reportagem de um site, sobre a investigação de compra de votos em evento de food, e ele se sentiu, segundo as palavras dele, ofendido. Mas ele processa outras pessoas de movimentos sociais, incluindo um padre [Cristiano Bento dos Santos]", recorda.

Publicidade


Na audiência de quarta, houve a proposição de um acordo para encerrar os dois processos. No acordo, Filipe pedia que Juliana se retratasse, mas ela rejeitou. "Como ela entende que utilizou a liberdade de expressão, a retratação é como se assumisse um erro, o que ela não acha que fez. Ela assumiu uma posição política e ele, como representante da sociedade, deveria aceitar críticas. A retratação feriria a liberdade de expressão", explica o advogado.


Juliana reiterou ao Bonde que não pretende encerrar o processo que move contra Filipe. "Eu disse [na audiência] que não aceitava acordos, que eu busco justiça e não dinheiro [com meu processo] e que eu acredito na Justiça", conta.

Ambas as partes aguardam a sentença do processo de Filipe contra Juliana para o ano que vem. Já a ação de Juliana contra Felipe, impetrada na Justiça comum, é mais demorada e uma primeira audiência também deve ocorrer apenas em 2018.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade