Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Palpite

"Se a caneta fosse minha"; ministro sugere nome para substituir Teori na corte

Agência Estado
21 jan 2017 às 08:31
- José Cruz/Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello sugeriu o nome do ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, para integrar a Corte, em substituição a Teori Zavascki, que morreu anteontem em um acidente aéreo no litoral de Paraty, no Rio de Janeiro.

Em entrevista ao Estado, Mello afirmou também que não vê riscos à Lava Jato, mas fez a ressalva de que a hipotética indicação do juiz Sérgio Moro, da 13.ª Vara Federal de Curitiba, que comanda os processos na primeira instância, traria um "duplo prejuízo" à operação.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Perfil

Leia mais:

Imagem de destaque
Requerimentos

Deputado pede reabertura da Mata dos Godoy e revitalização do Jardim Botânico em Londrina

Imagem de destaque
Nesta segunda

Mais próximo de Lula, SBT grava entrevista com presidente para estreia de César Filho

Imagem de destaque
Texto aborda racismo

Após recolher obra premiada de escolas, Ratinho Jr. nega censura ao livro 'O Avesso da Pele'

Imagem de destaque
Janela partidária

Com Santão, PL agora tem três vereadores na Câmara de Londrina


Marco Aurélio disse que "o perfil ideal é um nome com bagagem jurídica e experiência" para suceder Teori.

Publicidade


"Aí nós temos, por exemplo, o ministro que está no Ministério da Justiça, que foi do Ministério Público, é professor, constitucionalista, foi secretário de Segurança Pública do (ex-)prefeito (Gilberto) Kassab, secretário de Justiça e Segurança Pública do governo (Geraldo) Alckmin, e aceitou o sacrifício de ir para Brasília trabalhar no Ministério da Justiça", disse.


A atribuição de indicar o novo ministro do Supremo é do presidente da República, Michel Temer. Marco Aurélio, no entanto, disse que o indicaria. "Se a caneta fosse minha."


Afirmando que não vê riscos à Lava Jato, o ministro fez apenas uma ressalva: "O risco ocorreria, por exemplo, se escolhêssemos este grande nome da magistratura, para ir para o Supremo, né? Ressalto que é o juiz Sergio Moro. Por quê? Porque ele domina o processo que está em curso no Paraná, os diversos processos. E, no Supremo, estaria impedido de julgar, no grau recursal ou habeas corpus, esses processos, em que já havia atuado na primeira instância. Aí teríamos um duplo prejuízo, perderíamos uma pedreira da magistratura, que é a primeira instância e também no Supremo."

Uma campanha foi iniciada na internet com a hashtag #moronoSTF. O ex-ministro da Cultura Marcelo Calero foi um dos que compartilharam este desejo.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade