Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Senado retoma debates sobre abuso de autoridade e fim do foro privilegiado

Agência Brasil
22 mar 2017 às 21:01
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O senador Roberto Requião (PMDB-PR) apresentou hoje (22) à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado seu relatório sobre o projeto de lei do abuso de autoridade. O tema chegou a ser pautado no plenário do Senado no ano passado pelo então presidente da Casa Renan Calheiros (PMDB-AL), em regime de urgência, mas foi remetido à CCJ após apelos dos senadores.

Como recebeu propostas de emendas na comissão, a matéria estava pendente de novo parecer do relator e, agora, poderá ser colocada em votação. O presidente da CCJ, senador Edison Lobão (PMDB-MA), lembrou que a matéria continua com urgência e, por isso, terá preferência na pauta de votações.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Eu farei o possível para que haja um debate em torno dele [projeto], para que se manifestem os senadores que sejam favoráveis e os que sejam contrários. Para que as posições possam ser devidamente aferidas", disse.

Leia mais:

Imagem de destaque
Janela partidária

Com Santão, PL agora tem três vereadores na Câmara de Londrina

Imagem de destaque
Representatividade

Mesmo com avanços, presença feminina ainda é baixa nos poderes legislativos

Imagem de destaque
Próxima quarta

PEC das drogas entra na pauta de comissão do Senado

Imagem de destaque
Rejeita pressão

Ex-advogado de Deltan Dallagnol promete isenção ao julgar Moro


Lobão informou ainda que pretende conceder vistas coletivas ao projeto na próxima reunião da CCJ, o que deve fazer com que a proposta seja analisada somente na primeira semana de abril. Ele lembrou que a matéria ainda vai passar por votação no plenário do Senado e da Câmara dos Deputados.

Publicidade


Fim do Foro Privilegiado


O senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), que é o autor da proposta de emenda à Constituição (PEC) que acaba com o foro privilegiado, considerou que a volta do debate sobre abuso de autoridade neste momento foi um "contrabando" inserido nas discussões da outra matéria. Os senadores fizeram hoje a primeira das cinco sessões de debate necessárias antes da votação da proposta sobre o fim do foro.


"Agora teremos duas batalhas: a de aprovar o fim do foro e a de rejeitar o projeto sobre abuso de autoridade", disse. Na opinião dele, é prejudicial que os dois debates sejam feitos conjuntamente porque um poderia contaminar o outro.

"Eu acho que esse debate sobre abuso de autoridade terá que acontecer em algum momento, mas não agora, quando grande parte dos membros do Congresso e do governo estão sendo investigados [na Lava Jato]. Agora esse debate não é nada senão uma tentativa de embaraçar as investigações", afirmou.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade