Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Confusão após CP

Takahashi ratifica ação de policial que sacou arma durante desordem na Câmara

Luís Fernando Wiltemburg - Redação Bonde
07 jul 2017 às 09:21
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O presidente da Câmara Municipal de Londrina, Mario Takahashi (PV), ratificou a ação do policial civil que sacou uma arma nas dependências do Legislativo nesta quinta-feira (6), durante tumulto que ocorreu após a aprovação de Comissão Processante (CP) contra o vereador Emerson Petriv (PR), o Boca Aberta. O ato ocorreu quando manifestantes tentaram agredir Regina Amâncio, autora da representação que culminou na CP.

O vídeo de Takahashi foi publicado pouco antes da 0h desta sexta (7) no Facebook. Nele, o vereador afirma que as imagens do circuito interno da Câmara mostram que o policial civil "agiu dentro de todas as suas prerrogativas". De acordo com ele, as gravações internas mostram os momentos que antecederam e os que sucederam o saque da arma e descreve as imagens.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"No momento que antecede a isso [saque], os vigilantes da Câmara tiram uma senhora que estava na iminência de ser agredida aqui na Casa e a tiram do plenário. Os manifestantes estavam tentando impedir que isso acontecesse e o policial civil, de pronto, entrou e interferiu, empurrou os manifestantes e teve de fazer o uso da sua arma em punho para [evitar] que o pior pudesse acontecer. E, ato seguinte, o que não está mostrado, também [nos vídeos divulgados na internet], o mesmo policial agindo dentro das prerrogativas legais, impediu uma invasão na parte de baixo da CML por alguns manifestantes", relata Takahashi. O presidente ainda diz que a ação do agente impediu "coisa pior", como o linchamento de Regina ou a depredação do prédio da CML.

Leia mais:

Imagem de destaque
Partida suspeita

CPI aprova convite a árbitros e presidentes do Tombense e do Londrina por jogo de 2023

Imagem de destaque
Reunião anual

É preciso engajar o jovem no debate político, diz presidente da CNBB

Imagem de destaque
Um ano de discussão

Proibição do uso de animais para tração de carroças em Londrina será votado na quinta

Imagem de destaque
Eleições

Google passará a vetar anúncio político em buscas e YouTube após regra eleitoral do TSE


Assista:


O presidente afirma que, como previa um grande público de manifestantes para a abertura da CP, o Legislativo tomou as medidas para aumentar a segurança, oficiando as polícias Civil e Militar, que manteve rondas próximas à Câmara. Além disso, a equipe de vigilância foi reforçada de seis para 14 agentes – o serviço é terceirizado.

Publicidade


À Folha de Londrina, o delegado-chefe da 10ª Subdivisão Policial de Londrina, Osmir Ferreira Neves, disse que as circunstâncias em que o policial civil efetuou o saque serão investigadas, "desde a possibilidade de agressão contra ele e também o uso da arma".


Apuração na Câmara

Publicidade


Boca Aberta será investigado pela CP formada por Jamil Janene (PP) na presidência, Rony Alves (PTB) na relatoria e Felipe Prochet (PSD) como membro. Tanto Janene quanto Alves têm desentendimentos pessoais e jurídicos com Boca Aberta. A comissão terá 90 dias para ouvir testemunhas, analisar provas e entregar um relatório que será votado em plenário.


Boca Aberta é acusado de ato incompatível com o cargo ao fazer uma vaquinha virtual para pagar uma multa eleitoral de R$ 8 mil – nos pedidos de doação, ele diz que foi multado ao defender os direitos do povo, segundo a denúncia.


Após a votação, Boca Aberta se manifestou a respeito da abertura da CP. Disse que se tratava de um "complô", de um "golpe". Veja no vídeo abaixo.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade