Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Nesta sexta-feira

TRE-PR indefere candidatura de ex-prefeito de Arapongas

Redação Bonde com TRE-PR
30 set 2016 às 19:16
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Corte Eleitoral, nesta sexta-feira (30), por unanimidade, negou provimento a recurso interposto em face de sentença proferida 61ª Zona Eleitoral que indeferiu o registro de candidatura de José Aparecido Bisca para candidato a Prefeito de Arapongas e, via de consequência, indeferiu a chapa majoritária, diante da ausência de condições de elegibilidade, consubstanciadas na suspensão dos direitos políticos e na ausência de filiação partidária.

Para o relator, Dr. Paulo Afonso da Motta Ribeiro, "o trânsito em julgado parcial é admitido quando a sentença possui demandas autônomas ente si" e "não há que se falar em trânsito em julgado da penalidade relativa à suspensão de direitos políticos aplicada na sentença, quando o recorrente questiona o próprio ato de improbidade administrativa em seus recursos perante a Justiça Comum até as instâncias superiores".

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A ausência de condição de elegibilidade, primeiramente, originou-se da suspensão de direitos políticos do recorrente em razão do trânsito em julgado em duas ações de improbidade administrativa e segunda, diante de ausência de filiação partidária (Recurso eleitoral 122-15.2016.6.16.0061 e registro de candidatura nº 123-97.2016.6.16.0061).

Leia mais:

Imagem de destaque
Prisão de mandantes

'Dia histórico para a democracia brasileira', afirma família de Marielle em nota

Imagem de destaque
Três são presos

Linha do tempo mostra seis anos de investigação do caso Marielle

Imagem de destaque
Momento significativo

'Crime foi esclarecido, mas novos elementos podem surgir', diz Lewandowski

Imagem de destaque
Peixe grande

Polícia Federal prende três suspeitos de encomendar morte de Marielle Franco


O candidato ainda pode recorrer à última instância, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). De acordo com o TRE-PR, como a lista de candidatos já está pronta para as urnas, caso os recursos não sejam julgados até o pleito, os candidatos concorrem com recurso pendente de julgamento.

Conforme o TSE, o recurso precisa ser julgado antes da diplomação do candidato eleito: até 19 de dezembro deste ano.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade