Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Volta às urnas em abril

TRE prepara eleições para quatro municípios do Paraná

Mariana Franco Ramos - Grupo Folha
07 fev 2017 às 08:58
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Quatro municípios do Paraná devem realizar eleições suplementares para prefeito no dia 2 de abril. A informação foi confirmada ontem pelo novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Adalberto Xisto Pereira, pouco antes da posse, realizada na sede do órgão, em Curitiba.

Segundo o magistrado, as situações de Foz do Iguaçu, Nova Laranjeiras, Piraí do Sul e Quatiguá já foram definidas pelo Tribunal Superior. Outras 16 cidades aguardam análise de agravo ou tiveram registro deferido, mas ainda sem trânsito julgado. Não há um prazo certo para que isso ocorra.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Levarei para a corte eleitoral na quarta-feira (8) a proposta de calendário", contou. "A Justiça Eleitoral está preparada. Assim que os juízes receberem a comunicação do TRE, já iniciam o processo", prosseguiu. Ainda de acordo com Pereira, da mesma forma como ocorre nos pleitos regulares, haverá prazo, embora provavelmente reduzido, para realização das convenções municipais, registro de candidaturas e propaganda eleitoral no rádio e na televisão.

Leia mais:

Imagem de destaque
Novidades do caso

Lewandowski anuncia que STF homologou delação do caso Marielle Franco

Imagem de destaque
Corrupção na Alep

Assembleia se cala sobre áudios de Traiano com confissão de propina

Imagem de destaque
Obra na Leste-Oeste

Câmara de Londrina define membros da comissão que vai fiscalizar trincheira

Imagem de destaque
Tributos

Governo Lula diz que há acordo com evangélicos para votar PEC de isenção a igrejas


A questão mais emblemática é a de Foz, onde Paulo Mac Donald (PDT) foi cassado logo após a divulgação do resultado, em outubro de 2016, não podendo assumir o cargo (nem concorrer novamente). Quem está no comando provisório do Executivo é Inês Weizemann (PSD), presidente da Câmara. Cinco dos seis vereadores reeleitos na cidade estão presos desde 15 de dezembro, por conta da 5ª fase da Operação Pecúlio, que investiga desvio de recursos públicos.

Publicidade


Os outros municípios com pendências e, portanto, cujos eleitores podem voltar às urnas em breve, são: Colorado, Guaraqueçaba, Ivaiporã, Moreira Sales, Cambará, Congoinhas, Cruzeiro do Iguaçu, Diamante d’Oeste, Jaguariaíva, Marilena, Quarto Centenário, Reserva do Iguaçu, São Pedro do Iguaçu, Nova América da Colina, Nova Fátima e Primeiro de Maio. "Depende da pauta do TSE. Assim que julgarem, decidirem, eles nos comunicam e imediatamente levamos o calendário à corte", explicou o presidente do TRE.


BIOMETRIA

O novo chefe do Tribunal afirmou ainda que pretende aumentar até 2018 de 69 para 229 o número de municípios que utilizam urnas biométricas no Estado. Hoje, esse tipo de votação atinge 4,2 milhões de eleitores, o que corresponde a 54,75% das pessoas aptas a votar. A previsão é chegar a 6,4 milhões, ou seja, 81,28%. Ainda neste ano, 2 milhões de eleitores, de 160 cidades, começarão a passar por revisão biométrica.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade