17/12/17
33º/21ºLONDRINA
PUBLICIDADE
De olho nas cores

As cores mais indicadas para os ambientes, segundo o Feng Shui

Fazer uso constante de uma cor, seja na roupa ou num ambiente, é uma forma de se expressar. E a campanha Mais Cor para Sua Vida, do SITIVESP (Sindicato da Indústria de Tintas e Vernizes do Estado de São Paulo) acredita que as pessoas não devem ter receio de se mostrar e expor sua verdadeira forma de ver o mundo.

O Feng Shui, técnica chinesa de harmonização do lar, aposta nas cores para trazer boas energias. "Esta filosofia milenar pode ser traduzida como uma acupuntura dos ambientes", afirma Mon Liu, designer de interiores e consultora de Feng Shui.

Segundo a especialista, sugerir cores para os ambientes é uma responsabilidade muito grande porque cada ser é único, portanto não se pode generalizar e afirmar que uma determinada cor na parede vai trazer benefícios físicos e emocionais para todos os moradores, mas é possível estabelecer uma projeção em relação aos cômodos, ou seja, apostar em certos tons para cada ambiente da casa a fim de trazer mais harmonia. "Imagine que até mesmo as pessoas que possuem problemas de visão podem sentir frio ou calor ao entrarem em um ambiente azul ou vermelho", diz Mon Liu.


Se há pessoas em casa mais ansiosas, estressadas ou "ligadas no 220", vale saber que as cores quentes estimulam o consumo de alimentos, as atividades físicas e a movimentação de modo geral. Se, ao contrário, existem pessoas mais tímidas, reservadas ou até mesmo com certa tendência à depressão, as cores quentes criam aconchego, melhoram a comunicação e incentivam a proatividade.

Tons ideais para cada cômodo

Segundo Mon Liu, a sala é um ambiente onde é necessário calor humano, incentivar a comunicação e a troca de ideias. Portanto, cores quentes como vermelho, laranja, amarelo e tons terrosos são bem-vindos nesta área. Apostar em cores frias como o azul, por exemplo, seria uma boa opção apenas para lugares quentes como as praias do nordeste brasileiro. "O cinza é uma tendência nas salas atualmente, mas estes ambientes pedem cores mais alegres. Se não quer abrir mão deste tom, opte por outra mais vibrante em outro canto da parede", recomenda a especialista.

Já o quarto é um local onde o repouso é necessário, então se usarmos cores vivas como o vermelho em grandes proporções, o morador não descansa, e pode acordar irritado e nervoso. Para pessoas mais introspectivas, o ideal seria usar tons de verde e não azul. Para quem procura a alma gêmea, cores puxadas para o rosa ou o alaranjado ajudam a entrar na sintonia do amor. Na cozinha, ao colocarmos cores muito aconchegantes, como marrom ou bege, todos vão se sentir muito bem acolhidos; por outro lado, a vontade é não sair nunca mais do ambiente e a produtividade fica perto de zero.

O banheiro é o espaço onde deixamos as impurezas do dia a dia e nos purificamos. As cores puxadas para o azul, verde ou turquesa em detalhes normalmente agradam ao olhar e transmitem sensação de calma e limpeza. Já no terraço ou na varanda, se o objetivo é estimular o relaxamento e trazer ainda insights positivos, investir em tonalidades terrosas como o marrom, rosa ou roxo é premissa básica para criar uma atmosfera zen.
Redação Bonde com Assessoria
PUBLICIDADE
comentários
Continue lendo
Veja mais e a capa do canal
PUBLICIDADE
6
Continue Lendo
PUBLICIDADE