14/12/17
33º/17ºLONDRINA
PUBLICIDADE
Execução do projeto

O que instalar primeiro, o gabinete ou a bancada da pia?

Na hora de executar o projeto de construção ou reforma da cozinha sempre surge a dúvida: o que deve ser feito primeiro, os armários ou a bancada com a cuba da pia?

Segundo a arquiteta Bianca Duarte, da Asenne Arquitetura, em seu blog Casos de Casa, essa parte do projeto pode ser executada das duas formas. Ela recomenda apenas que uma delas esteja pronta antes da próxima ser iniciada. "Caso contrário, com 99,9% de certeza, as medidas das duas partes não vão bater na hora da instalação. Por isso, melhor é estabelecer qual a prioridade, se é contar logo com a cuba, ou com o armário", orienta.

Reprodução
Reprodução


Bianca lembra: "se o prazo para ter a cozinha completamente pronta for a prioridade, melhor encomendar os gabinetes antes e depois medir e executar a bancada. Isso porque os armários demoram de 45 a 60 dias após a medição para ficarem prontos, enquanto que a bancada demora por volta de 15 dias apenas. E durante esse período em que os armários estão sendo produzidos, dá tempo da hidráulica, da elétrica e dos revestimentos irem ficando prontos. Desta forma, se otimiza o tempo de obra".

Além disso, os gabinetes servem de apoio para outras partes da bancada que não precisam de grapas ou reforços para se sustentar. "Nesse caso, é importante que se tenha planejado fazer bases de alvenaria para apoiar os gabinetes. Assim, tudo fica bem firme", ressalta a arquiteta.

Mas, se a prioridade for acabar a obra pesada rapidamente e com o menor custo possível, Bianca aconselha o procedimento inverso. "Quando o objetivo é acabar logo com o quebra-quebra, dá para instalar a bancada, os metais, e só depois encomendar os gabinetes, que costumam ser a parte mais cara do projeto. Para isso é necessário apenas prever a sustentação da bancada", esclarece.
Redação Bonde
PUBLICIDADE
comentários
Continue lendo
Veja mais e a capa do canal
PUBLICIDADE
6
Continue Lendo
PUBLICIDADE