Terça-feira, 23 de Maio de 2017
10/06/2010 11:07
Arte milenar

Vitrais ganham adeptos na arquitetura moderna

A arte dos vitrais foi uma herança familiar passada de pais para filhos que acompanha a própria evolução da arquitetura e do design

Conhecido internacionalmente, os vitrais vem ganhando cada vez mais espaços nos projetos de arquitetura residenciais e comerciais no Brasil. Esta arte já tem cerca de 1.500 anos de existência e surgiu na idade média, foi e ainda é muito usada em igrejas e obras sacras, porém evoluiu com a história arquitetônica passeando entre a Art Decor, o clássico, o moderna, o contemporânea, a vanguarda e até o que existe de mais moderno.

No passado muitos brasileiros relacionavam vitrais apenas a figuras religiosas, como anjos e santos, mas com o crescimento das viagens e a proximidade da cultura internacional, muitos começaram a notar que os vitrais estavam nas estações, bares, restaurantes, hotéis, hospitais e casas das cidades, em diferentes estilos e designs. "O vitral é atemporal e cabe a diversos projetos, tem a vantagem de transmitir luz, cor e brilho. Se estiver exposta a luz natural essa arte pode ser uma obra em constante mutação, pois sua cor e luminosidade dependerá dos raios do sol, da claridade, da luz, dos reflexos e da variação do clima, do tempo e das estações", detalha Frederik Hendrik Antonius Geuer, da Geukas Vitrais.

Divulgação/Geukas Vitrais
Divulgação/Geukas Vitrais


O Vitral é um trabalho artístico atemporal, cabe a diversos projetos e tem a vantagem de transmitir luz, cor e brilho


Frederik é um especialista em vitrais, cujo trabalho é baseado na tradição familiar. A atividade começou com seu bisavô. Ele cresceu em uma família de artistas que surgiu na divisa da Holanda e Alemanha e depois se espalhou pelo Canadá, Bolívia e Brasil. Mesmo tendo conhecimento familiar, o artista teve a oportunidade de vivenciar esta arte em diversos outros lugares do mundo, como a Itália, onde se especializou em mosaico; em Utrecht, na Holanda se aperfeiçoou em escultura de vidro fusing, vitral em concreto, vitral colado, vitral mosaico, tiffany, lustres e mosaico de parede. Para se aprimorar ainda mais pesquisou a arte num circuito pela Europa, entre catedrais e museus, ateliês e feiras de grande importância.

Divulgação/Geukas Vitrais
Divulgação/Geukas Vitrais


A arte do vitral evoluiu com a história arquitetônica passeando entre diversos estilos, até chegar ao que existe de mais moderno


Em 1998, Frederik - que já acumulava 35 anos de experiência em técnicas de vitrais - decide explorar suas próprias idéias e abre a Geukas Vitrais em São Paulo. "Entre os diversos trabalhos, nesses 21 anos de história da empresa , estão as restaurações do Teatro Municipal de São Paulo e a Biblioteca do Rio de Janeiro. São vários e importantes projetos realizados, desenvolvidos em parceria com renomados artistas como por exemplo o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, com o artista plástico Cláudio Pastro. Rompendo fronteiras, do clássico ao contemporâneo, o nosso trabalho pode ser conferido também na Alemanha, Itália, Estados Unidos e Argentina", detalha ele.

Atualmente, o ateliê e a sede da empresa ficam em Vinhedo, no interior de São Paulo, onde o artista conciliou qualidade de vida e trabalho, e emprega mais de 50 funcionários. Os vitrais são feitos em vidro ou cristal. "Hoje o vidro importado é o mais usado, pois apresenta uma variedade de cores muito maior, são 5 mil tonalidades. Além dos vitrais, somos muito procurados para executar uma técnica exclusiva que criamos, que é o ‘Mosaico Vitral’, feito com caquinhos de vidros colados em outro vidro, ele é translúcido e tem design próprio. Nesta técnica reciclamos vidro dos demais trabalhos de vitrais. Na medida do possível reutilizamos tudo para sermos ecologicamente corretos", detalha Frederik.

A empresa tem planos de abrir novo show room em São Paulo, onde esteve por muitos anos, e tem projetos desenvolvidos em todo Brasil. Para conhecer mais acesse www.vitraisgeukas.com.br.
Redação Bonde
comentários
Abaixo, usuários do Facebook que interagiram com as notícias no Bonde
Plugin gerado com dados do Facebook com a App - Última atualização: 23/05/2017 19:15
Continue lendo
Veja mais e a capa do canal
Hospedado pela: