24/11/17
32º/18ºLONDRINA
PUBLICIDADE
Faça a sua!

Sistema simples permite plantar horta variada em apenas um metro quadrado

Já pensou em ter uma horta com vegetais variados em apenas um metro quadrado? Com certeza não. Isso porque a maioria das pessoas que tem pouco espaço em casa acha que não é possível cultivar seus próprios alimentos (ainda que poucos). Mas, diversos paisagistas já mostraram que é possível cultivar um pequeno jardim ou horta, mesmo em ambientes reduzidos.

Um destes exemplos foi postado pelo o site Ciclo Vivo, que recentemente mostrou um sistema de plantio criado pelo SERPAR (Serviço de Parques de Lima, no Peru), que ensina a cultivar uma horta quase completa ocupando apenas um metro quadrado.

Segundo seus idealizadores, em plena produção, ela é suficiente para o abastecimento diário de legumes de uma pessoa por um mês.


Urbanicultor.es
Urbanicultor.es


Por ocupar um pequeno espaço, a horta permite que o cultivador alcance toda ela para plantar, regar e colher, sem que precise de muito esforço. Além disso, é possível trabalhar na horta ao nível da cintura, o que facilita o cultivo por deficientes físicos.

Pelo sistema, a área total é dividida em quadrados e retângulos menores, que receberão diferentes tipos de legumes, verduras ou ervas.

Veja quais alimentos você pode cultivar e suas categorias:

Urbanicultor.es
Urbanicultor.es


Plantas pequenas - Rabanete, cenoura, cebola, espinafre, beterraba, alface e salsa.

Plantas grandes - Repolho, brócolis, couve-flor, berinjela e pimentas.

Plantas verticais - Tomate, pepino, vagem, ervilha e feijão.

Na construção da estrutura podem ser usados tubos de ferro ou de PVC utilizados em alambrados ou também é possível adaptar e reutilizar algum outro material, como pedaços de madeira.

As plantas maiores devem ficar nas fileiras de trás e as menores, na frente, para que todas recebam a luz do sol. As plantas verticais, como os tomates, devem ser penduradas na estrutura. Amarre-as bem para que suportem o peso e o vento.

A rotação de cultivos é automática. Por exemplo, um cultivo que leva mais tempo, como o do tomate, pode ser plantado entre outros plantas de colheita rápida e que serão colhidas antes que a planta precise de mais espaço.


Redação Bonde
PUBLICIDADE
comentários
Continue lendo
Veja mais e a capa do canal
PUBLICIDADE
7
Continue Lendo
PUBLICIDADE