Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Destaque!

Curta londrinense "O Canto do Claustro" é eleito o Melhor Filme de Ficção do Prêmio Expocom

Marcos Roman - Grupo Folha
20 set 2016 às 11:19
- Ricardo Chicarelli
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Seguindo o caminho desbravado pelos premiados cineastas Caio Cesaro e Rodrigo Grota, que colocaram a cidade na rota nacional da sétima arte, uma nova geração de londrinenses começa a despontar no cenário cinematográfico nacional e internacional. Com apenas 21 anos de idade e R$ 500 no bolso, Gustavo Nakao criou o roteiro e dirigiu o recém-lançado curta-metragem "O Canto do Claustro". Rodada em Londrina e Rolândia no ano passado, o filme foi exibido no último Festival de Cannes (França) e acaba de ser eleito o Melhor Filme de Ficção no XXIII Prêmio Expocom – Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação.

"O Canto do Claustro" conta a história da arquiteta Santi, interpretada pela atriz londrinense Nagomi Kishino, que precisa lidar com a depressão e a ansiedade. "O filme é uma mistura de suspense com trailler psicológico. Desenvolvi esse roteiro após perceber que a depressão e a ansiedade eram muito comuns ao meu redor. Senti a necessidade de abordar o assunto sob uma perspectiva diferente da forma estereotipada como o tema é tratado pela mídia", afirma Nakao.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Com 12 minutos de duração, devido ao baixo orçamento o curta foi filmado em apenas dois dias, em locações de Londrina e Rolândia. "Reuni uma equipe muito disposta a dar o melhor de si e após muito planejamento conseguimos concluir as filmagens gastando apenas R$ 500 que arrecadamos junto a alguns amigos", afirma Nakao ao referir-se a Lucas Meyer, que assina a fotografia do filme e ao produtor Luciano Albuquerque, todos sócios na produtora Mvk.

Leia mais:

Imagem de destaque
Discussão!

Ex-CQC chama Danilo Gentili de 'covarde' e 'galinha frouxa'

Imagem de destaque
Polêmica

Abusos sexuais de Harvey Weinstein eram permitidos por seu contrato

Imagem de destaque
Pennywise

Conheça Bill Skarsgård, o ator por trás do assustador palhaço de 'It'

Imagem de destaque
Veja qual categoria

'Bingo - O Rei das Manhãs' representará o Brasil no Oscar


Apesar das filmagens terem sido concluídas no ano passado, Nakao e seu amigos esperavam o momento certo para a estreia do curta. "Enquanto aguardávamos algum evento local para exibir o filme, acabamos inscrevendo o curta na mostra 'Short Film Corner', do Festival de Cannes, na França. Essa mostra tem o objetivo de divulgar o trabalho de novos diretores do mundo todo. Nem acreditamos quando fomos avisados por e-mail que 'O Canto do Claustro' havia sido selecionado. A princípio ficamos meio receosos, pois os filmes que estreiam em Cannes costumam ser aclamados ou vaiados pelo público. Mas fomos muito bem recebidos lá", afirma.


Outra boa surpresa chegou ao grupo na semana passada. "Após ganhar a etapa regional Sul do Prêmio Expocom (Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação) no mês de maio, nosso curta foi eleito o Melhor Filme de Ficção na etapa nacional da premiação que aconteceu em São Paulo", comemora Nakao, que aguarda a seleção do curta em outros festivais nacionais de cinema. "Um dos eventos que mais desejamos participar é o Festival Kinoart, no qual fui premiado no ano passado com meu primeiro curta "Junie", produzido em parceria com Lucas Meyer. Tudo o que aprendi sobre cinema devo ao Caio Cesaro e ao Rodrigo Grota, organizadores do Festival Kinoart, que há mais de dez anos iniciaram a produção de cinema em Londrina, abrindo caminho para outras gerações de cineastas que estão surgindo, como é o meu caso", enfatiza Nakao.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade