Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Obras independentes

Cinema sob demanda pode colocar nas salas filmes de fora do circuito comercial

Agência Brasil
18 set 2016 às 15:40
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O cinema sob demanda, uma nova forma de fazer com que os filmes de fora do circuito comercial cheguem às salas de cinema - sem que o produtor ou realizador do filme tenha que obrigatoriamente utilizar uma distribuidora tradicional - está dando os primeiros passos no Brasil.

A startup Kinorama está começando a colocar em funcionamento no país uma plataforma que pretende facilitar a exibição nos cinemas de obras independentes, não ligadas aos grandes estúdios e distribuidoras. O sistema funciona da seguinte forma: o produtor ou realizador de um filme se cadastra no site da empresa. Escolhe uma data e horário para que seu filme seja exibido nas salas de cinema disponíveis – a Kinorama tem parceria com as salas do Espaço Itaú em seis capitais brasileiras.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A partir de então, o produtor do filme terá de divulgar a sessão para seu público, e caso consiga vender antecipadamente ao menos 60% dos lugares da sala escolhida, seu filme é colocado em cartaz. Do total arrecadado com a bilheteria, 35% fica com o exibidor, 35% com o produtor ou realizador do filme, e 30% com a Kinorama, que se responsabiliza pela logística do sistema. Caso não sejam vendidos 60% dos lugares da sala, nada é cobrado do produtor/realizador do filme.

Leia mais:

Imagem de destaque
Atuou em ...E o Vento Levou"

Objetos pessoais de atriz arrecadam US$ 3 milhões em leilão

Imagem de destaque
Programe-se

Planetário de Londrina exibe sessões neste sábado

Imagem de destaque
Festival de Brasília

Documentário causa polêmica ao filmar tropa de choque

Imagem de destaque
Lei do Audiovisual

Whindersson Nunes fala sobre autorização para captar RS 7,5 milhões


"A gente chega para o circuito exibidor e fala: eu tenho uma sala, que já tem garantia de estar 60% cheia. Você quer a minha sala no seu cinema ou você quer arriscar uma sala que você não sabe quantas pessoas vão?", explica Raphael Raphael Erichsen, idealizador da ferramenta.


Nos Estados Unidos, a plataforma Tugg, similar a da Kinorama, faz cerca de 400 sessões por mês. "Existe um caminho aí para criar uma cultura nova. A única possibilidade do cineasta de ver seu filme, que não vai entrar em circuito comercial, são os festivais, que são cada vez mais concorridos. Essa é uma nova janela", diz Raphael.

O chamado para a primeira sessão do Kinorama está no ar em https://kinorama.co/. O documentário Epidemia de Cores, dirigido por Mário Eugênio Saretta, está previsto para ser exibido no dia 22 de setembro, a partir das 19h no Espaço Itaú - Augusta, em São Paulo.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade